O cadastro de clientes é mantido pelos usuários com perfil Ferrovia Gerente, ou seja, cada ferrovia mantém os dados referentes aos seus clientes. Há um compartilhamento parcial destes dados, cuja identificação é dada pelo CNPJ/CPF. Dessa forma, o usuário Ferrovia Gerente, na tentativa de cadastrar um novo cliente, poderá encontrar seus dados básicos no cadastro e, neste caso, sobrescreverá a razão social, o nome fantasia e a localização (estado e município).
Os dados cadastrais de clientes de uma ferrovia são utilizados para realizar as seguintes consistências na entrada de dados mensal dos fluxos de transporte (SAFF/SIADE): são bloqueados os fluxos de clientes não cadastrados (associados à ferrovia) ou que indiquem mercadoria não associada ao cliente. Observa-se que a associação do cliente com mercadoria independe da ferrovia.
O acesso ao formulário para entrada de dados é dada pelo caminho: CAFEN > Dados Básicos > Clientes.
Descrição dos dados cadastrais:
Pessoa Jurídica/ Pessoa Física: Informar a identificação do cliente, inclusive número cadastral (CNPJ ou CPF).
Observa-se que os números do CNPJ e do CPF devem obedecer, respectivamente, aos seguintes formatos: “xx.xxx.xxx/xxxx-xx” (14 dígitos) e “xxx.xxx.xxx-xx” (11 dígitos). Caso seja necessário, deve-se obrigatoriamente inserir zeros à esquerda. O próprio sistema verifica a exatidão dos dígitos verificadores (dois últimos) e da colocação dos pontos, traço e barra. Exemplos fictícios: 00.000.123/4567-89 (CNPJ); 001.123.456-78 (CPF).
Recomenda-se que a “Razão Social”, o “Nome Fantasia” e “Nome” sejam informados com texto em letras minúsculas, exceto pela inicial.
Endereço: Informar o Estado e o Município em que o cliente opera ou tem sede.
Mercadorias: Informar às mercadorias nas quais o cliente opera. Ao serem informados os fluxos de transporte mensais, essa associação será verificada, ou seja, um determinado cliente só poderá cadastrar fluxos de suas mercadorias.
Descrição dos dados cadastrais de Ferrovia:
Informar às ferrovias nas quais o cliente opera
Ferrovia: Selecione a ferrovia.
Carga Própria: Indicar se o cliente representa “carga própria” (aquela não contabilizada para a meta no caso de algumas concessões, em que o transporte é realizado para a própria concessionário do transporte).
Contato: Informe o nome do contato da ferrovia com o cliente.
E-mail: Informe o e-mail do contato da ferrovia com o cliente.
Telefone: Informe o telefone do contato da ferrovia com o cliente.