Para o cadastramento das velocidades máximas autorizadas para trem carregado com produto perigoso, por faixa quilométrica na malha concedida, o usuário poderá optar pela “Entrada Manual” ou por “Entrada por Arquivo Excel”.
O acesso ao formulário para entrada de dados é realizado pelo caminho: Declaração de Rede > Concessionária > VMA > Produto Perigoso
Entrada Manual:
Neste formulário o usuário informa ou altera os dados anuais referentes ao VMA Trem Carregado com Produto Perigoso. Para inclusão de um novo VMA inicia-se pressionando o botão Novo. Ao pressionar o botão será exibida tela para preenchimento dos dados. Após a entrada dos dados, deverá ser pressionado o botão Incluir para confirmação do cadastramento.
Descrição dos dados cadastrais:
Ferrovia (dado obrigatório): Selecionar a ferrovia.
Ano (dado obrigatório): Informar o ano da declaração de rede.
Linha (dado obrigatório): Selecionar a linha.
VMA Trem Carregado com Produto Perigoso (dado obrigatório): Informar o VMA do trem carregado com produto perigoso, em km/h.
Início no km (dado obrigatório): Informar o km que representa o início da faixa que caracteriza o VMA do trem carregado com produto perigoso.
Fim no km (dado obrigatório): Informar o km que representa o fim da faixa que caracteriza o VMA do trem carregado com produto perigoso.
Entrada por Arquivo Excel
Esta funcionalidade permite que sejam importados os dados do VMA Trem Carregado com Produto Perigoso a partir de um arquivo do Excel, cujo formato será apresentado adiante.
A partir da leitura desse arquivo Excel, o SAFF/Declaração de Rede indicará o sucesso (ou não) da importação dos dados. Somente serão aceitos os dados do arquivo Excel se todos passarem pela consistência do sistema. Numa indicação de inconsistência, os dados devem ser corrigidos e o arquivo submetido novamente a uma importação. Detalhes desta operação estão descritos mais adiante. O item Procedimentos descreve toda a operação.
Formato da planilha do arquivo Excel:
A primeira linha da planilha é o cabeçalho com a identificação dos dados e as informações do VMA. O preenchimento será feito a partir na segunda linha da planilha.
Estrutura da planilha do VMA Trem Carregado com Produto Perigoso
Configuração das colunas:
Formato do arquivo Excel para entrada do VMA Trem Carregado com Produto Perigoso
Descrição das colunas:
Linha: Nome da linha. A linha tem que estar cadastrada no SAFF/CAFEN e ter relacionamento com a ferrovia informante. Caso contrário o arquivo Excel será recusado.
VMA Trem Carregado com Produto Perigoso: VMA do trem carregado com produto perigoso. O valor informado deverá conter somente números (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 100].
Km Inicial: Km que representa o início da faixa que caracteriza o VMA do trem carregado com produto perigoso. O valor informado deverá conter somente números (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,000; 9999,999].
Km Final: Km que representa o final da faixa que caracteriza o VMA do trem carregado com produto perigoso. O valor informado deverá conter somente números (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,000; 9999,999].