Anual

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Anual

O painel de indicadores disponibiliza, aos usuários com perfil ANTT Gerente, uma tela/página em formato de dashboard com a síntese anual de informações operacionais registradas nos módulos CAFEN, SIADE e RAAF.

As informações no painel são apresentadas em quadros conforme o tema abordado:

Produção;
Segurança;
Dispêndios (PTI);
Pessoal/Treinamento;
Desempenho de Trem de Carga;
Abastecimento / Consumo;
Desempenho de Vagão e de Locomotiva;
Manutenção de Vagão e de Locomotiva.

O painel permite o agrupamento de informações por ferrovia concedida ou pelo conjunto de todas as concessões. Também é possível observar os valores históricos desde 2006, ano de implantação do SAFF.

A seguir são detalhados os temas do painel:

Produção:

Fonte: SAFF/SIADE

Total TU (milhares): Total de TU transportado.

Total TKU (milhões): Total de TKU produzido.

Minério de Ferro: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com minério de ferro.

Setor Agrícola, Extração Vegetal e Celulose: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com produtos do setor agrícola, extração vegetal e celulose.

Indústria Siderúrgica, Cimento e Construção Civil: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com produtos da indústria siderúrgica, cimento e construção civil.

Combustíveis, Derivados do Petróleo e Álcool: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com combustíveis, derivados do petróleo e álcool.

Outras Mercadorias: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com outras mercadorias.

Segurança:

Fonte: SAFF/RAAF períodos a partir de 2012. SAFF/SIADE períodos até 2011, exceto para o tempo de interrupção.

Acidentes graves: Número de acidentes graves, de responsabilidade da ferrovia.

Acidentes não graves: Número de acidentes não graves, de responsabilidade da ferrovia.

Acidentes em TM/DP: Número de acidentes ocorridos na malha concedida da ferrovia responsável (informante) com trens de outras ferrovias trafegando sob regime de tráfego mútuo ou direito de passagem.

Índice de segurança (acid/milhão trem.km): Relação entre o número total de acidentes com a frota em tráfego e a quilometragem percorrida por esta frota.

Tempo de interrupção (h): Tempo estimado de interrupção da via.

Obs.: Para os acidentes do RAAF não está sendo contabilizados os registros excluídos e os registros onde a responsabilidades não foi confirmada (funcionalidade criada em 2021)

Dispêndios (PTI):

Fonte: SAFF/SIADE.

Material Rodante (R$): Valor total, em reais, correspondente ao lançamento contábil, no período, referente aos veículos e equipamentos ferroviários (locomotiva, vagão, carros de passageiro, outros veículos e equipamentos e veículos rodoviário).

Via Permanente (R$): Valor total, em reais, correspondente ao lançamento contábil, no período, referente à via permanente (infraestrutura e superestrutura).

Outros (R$): Valor total, em reais, correspondente ao lançamento contábil, no período, correspondente a outros investimentos (telecomunicações, sinalização, oficinas, edificações, informatização, capacitação e outros).

Pessoal/Treinamento:

Fonte: SAFF/SIADE.

Nº de empregados próprios: Número médio de empregados próprios (referente ao mês mais recente do período de pesquisa).

Nº de empregados terceirizados: Número médio de empregados terceirizados (referente ao mês mais recente do período de pesquisa).

Capacitação (R$) e (% s/ investimento total): Total contabilizado destinado à capacitação de pessoal próprio e terceirizado.

Desempenho de Trem de Carga:

Fonte: SAFF/SIADE.

Velocidade média comercial (km/h): Relação entre a distância total percorrida no período e o somatório dos tempos totais (marcha e parado), em horas, despendidos entre a formação e o encerramento dos trens na malha.

Velocidade média do percurso (km/h): Informa a relação entre o <trem.km> e o somatório dos tempos totais, em horas, despendidos entre a formação e o encerramento dos trens na malha, seja na chegada a estação de destino ou na passagem por estação de intercâmbio se o seu destino final estiver fora da malha da concessionária, descontados os tempos de parada em pátios. É calculada a partir das informações dadas pela concessionária: distância total percorrida (km) e tempo total em marcha, na tela de entrada de dados: Desempenho de trem de carga.

Trens formados: Número de trens formados.

Distância percorrida (km): Somatório do percurso de todos os trens de carga formados.

Abastecimento / Consumo:

Fonte: SAFF/SIADE.

Abastecimento viagem (L): Total de litros de combustível abastecido em locomotivas utilizadas em operações de viagem (valor disponível para períodos a partir de 2011).

Abastecimento manobra (L): Total de litros de combustível abastecido em locomotivas utilizadas em operações de manobra (valor disponível para períodos a partir de 2011).

Consumo por produção útil (L/mil TKU): Volume médio de combustível despendido por uma locomotiva diesel-elétrica para tracionar 1.000 TKU.

Consumo por produção bruta (L/mil TKB): Volume médio de combustível despendido por uma locomotiva diesel-elétrica para tracionar 1.000 TKB.

Desempenho de Vagão:

Fonte: SAFF/CAFEN frota operacional e em linha de produção. SAFF/SIADE utilização da disponibilidade e imobilização.

Frota operacional: Quantidade de vagões em operação (valor disponível para períodos no ano corrente).

Frota em linha de produção: Quantidade de vagões em linha de produção (valor disponível para períodos no ano corrente).

Utilização da disponibilidade (%): Percentual da frota utilizada em relação à frota disponível.

Imobilização (%): Percentual da frota imobilizada em relação à frota total.

Desempenho de Locomotiva:

Fonte: SAFF/CAFEN frota operacional e em linha de produção. SAFF/SIADE utilização da disponibilidade e imobilização.

Frota operacional: Quantidade de locomotivas em operação (valor disponível para períodos no ano corrente).

Frota em linha de produção: Quantidade de locomotivas em linha de produção (valor disponível para períodos no ano corrente).

Utilização da disponibilidade (%): Percentual da frota utilizada em relação à frota disponível.

Imobilização (%): Percentual da frota imobilizada em relação à frota total.

Obs.: A frota operacional e a frota em linha de produção são calculadas a partir dos dados informados no módulo do CAFEN.

Manutenção de Vagão

Fonte: SAFF/CAFEN frota operacional. SAFF/SIADE valores de manutenção.

Nº de preventivas: Quantidade de intervenções preventivas e preventivas geral realizadas (valor disponível para períodos a partir de 2011).

Nº de corretivas: Quantidade de intervenções corretivas realizadas (valor disponível para períodos a partir de 2011).

Manut. preventiva / frota oper. (%): Percentual da frota que realizou a manutenção preventiva e/ou preventiva geral em relação à frota operacional (valor disponível para períodos no ano corrente).

Manut. corretiva / frota oper. (%): Percentual da frota que realizou a manutenção corretiva em relação à frota operacional (valor disponível para períodos no ano corrente).

Manutenção de Locomotiva:

Fonte: SAFF/CAFEN frota operacional. SAFF/SIADE valores de manutenção.

Nº de preventivas: Quantidade de intervenções preventivas e preventivas geral realizadas (valor disponível para períodos a partir de 2011).

Nº de corretivas: Quantidade de intervenções corretivas realizadas (valor disponível para períodos a partir de 2011).

Manut. preventiva / frota oper. (%): Percentual da frota que realizou a manutenção preventiva e/ou preventiva geral em relação à frota operacional (valor disponível para períodos no ano corrente).

Manut. corretiva / frota oper. (%): Percentual da frota que realizou a manutenção corretiva em relação à frota operacional (valor disponível para períodos no ano corrente).