O painel de indicadores disponibiliza, aos usuários com perfil ANTT Gerente, uma tela/página em formato de dashboard com a síntese anual de informações operacionais registradas nos módulos CAFEN, SIADE e RAAF.
As informações no painel são apresentadas em quadros conforme o tema abordado:
• | Produção; |
• | Segurança; |
• | Dispêndios (PTI); |
• | Pessoal/Treinamento; |
• | Desempenho de Trem de Carga; |
• | Abastecimento / Consumo; |
• | Desempenho de Vagão e de Locomotiva; |
• | Manutenção de Vagão e de Locomotiva. |
O painel permite o agrupamento de informações por ferrovia concedida ou pelo conjunto de todas as concessões. Também é possível observar os valores históricos desde 2006, ano de implantação do SAFF.
A seguir são detalhados os temas do painel:
Produção:
Fonte: SAFF/SIADE
Total TU (milhares): Total de TU transportado.
Total TKU (milhões): Total de TKU produzido.
Minério de Ferro: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com minério de ferro.
Setor Agrícola, Extração Vegetal e Celulose: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com produtos do setor agrícola, extração vegetal e celulose.
Indústria Siderúrgica, Cimento e Construção Civil: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com produtos da indústria siderúrgica, cimento e construção civil.
Combustíveis, Derivados do Petróleo e Álcool: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com combustíveis, derivados do petróleo e álcool.
Outras Mercadorias: TU transportado e TKU produzido correspondente à circulação de trens com outras mercadorias.
Segurança:
Fonte: SAFF/RAAF períodos a partir de 2012. SAFF/SIADE períodos até 2011, exceto para o tempo de interrupção.
Acidentes graves: Número de acidentes graves, de responsabilidade da ferrovia.
Acidentes não graves: Número de acidentes não graves, de responsabilidade da ferrovia.
Acidentes em TM/DP: Número de acidentes ocorridos na malha concedida da ferrovia responsável (informante) com trens de outras ferrovias trafegando sob regime de tráfego mútuo ou direito de passagem.
Índice de segurança (acid/milhão trem.km): Relação entre o número total de acidentes com a frota em tráfego e a quilometragem percorrida por esta frota.
Tempo de interrupção (h): Tempo estimado de interrupção da via.
Obs.: Para os acidentes do RAAF não está sendo contabilizados os registros excluídos e os registros onde a responsabilidades não foi confirmada (funcionalidade criada em 2021)
Dispêndios (PTI):
Fonte: SAFF/SIADE.
Material Rodante (R$): Valor total, em reais, correspondente ao lançamento contábil, no período, referente aos veículos e equipamentos ferroviários (locomotiva, vagão, carros de passageiro, outros veículos e equipamentos e veículos rodoviário).
Via Permanente (R$): Valor total, em reais, correspondente ao lançamento contábil, no período, referente à via permanente (infraestrutura e superestrutura).
Outros (R$): Valor total, em reais, correspondente ao lançamento contábil, no período, correspondente a outros investimentos (telecomunicações, sinalização, oficinas, edificações, informatização, capacitação e outros).
Pessoal/Treinamento:
Fonte: SAFF/SIADE.
Nº de empregados próprios: Número médio de empregados próprios (referente ao mês mais recente do período de pesquisa).
Nº de empregados terceirizados: Número médio de empregados terceirizados (referente ao mês mais recente do período de pesquisa).
Capacitação (R$) e (% s/ investimento total): Total contabilizado destinado à capacitação de pessoal próprio e terceirizado.
Desempenho de Trem de Carga:
Fonte: SAFF/SIADE.
Velocidade média comercial (km/h): Relação entre a distância total percorrida no período e o somatório dos tempos totais (marcha e parado), em horas, despendidos entre a formação e o encerramento dos trens na malha.
Velocidade média do percurso (km/h): Informa a relação entre o <trem.km> e o somatório dos tempos totais, em horas, despendidos entre a formação e o encerramento dos trens na malha, seja na chegada a estação de destino ou na passagem por estação de intercâmbio se o seu destino final estiver fora da malha da concessionária, descontados os tempos de parada em pátios. É calculada a partir das informações dadas pela concessionária: distância total percorrida (km) e tempo total em marcha, na tela de entrada de dados: Desempenho de trem de carga.
Trens formados: Número de trens formados.
Distância percorrida (km): Somatório do percurso de todos os trens de carga formados.
Abastecimento / Consumo:
Fonte: SAFF/SIADE.
Abastecimento viagem (L): Total de litros de combustível abastecido em locomotivas utilizadas em operações de viagem (valor disponível para períodos a partir de 2011).
Abastecimento manobra (L): Total de litros de combustível abastecido em locomotivas utilizadas em operações de manobra (valor disponível para períodos a partir de 2011).
Consumo por produção útil (L/mil TKU): Volume médio de combustível despendido por uma locomotiva diesel-elétrica para tracionar 1.000 TKU.
Consumo por produção bruta (L/mil TKB): Volume médio de combustível despendido por uma locomotiva diesel-elétrica para tracionar 1.000 TKB.
Desempenho de Vagão:
Fonte: SAFF/CAFEN frota operacional e em linha de produção. SAFF/SIADE utilização da disponibilidade e imobilização.
Frota operacional: Quantidade de vagões em operação (valor disponível para períodos no ano corrente).
Frota em linha de produção: Quantidade de vagões em linha de produção (valor disponível para períodos no ano corrente).
Utilização da disponibilidade (%): Percentual da frota utilizada em relação à frota disponível.
Imobilização (%): Percentual da frota imobilizada em relação à frota total.
Desempenho de Locomotiva:
Fonte: SAFF/CAFEN frota operacional e em linha de produção. SAFF/SIADE utilização da disponibilidade e imobilização.
Frota operacional: Quantidade de locomotivas em operação (valor disponível para períodos no ano corrente).
Frota em linha de produção: Quantidade de locomotivas em linha de produção (valor disponível para períodos no ano corrente).
Utilização da disponibilidade (%): Percentual da frota utilizada em relação à frota disponível.
Imobilização (%): Percentual da frota imobilizada em relação à frota total.
Obs.: A frota operacional e a frota em linha de produção são calculadas a partir dos dados informados no módulo do CAFEN.
Manutenção de Vagão
Fonte: SAFF/CAFEN frota operacional. SAFF/SIADE valores de manutenção.
Nº de preventivas: Quantidade de intervenções preventivas e preventivas geral realizadas (valor disponível para períodos a partir de 2011).
Nº de corretivas: Quantidade de intervenções corretivas realizadas (valor disponível para períodos a partir de 2011).
Manut. preventiva / frota oper. (%): Percentual da frota que realizou a manutenção preventiva e/ou preventiva geral em relação à frota operacional (valor disponível para períodos no ano corrente).
Manut. corretiva / frota oper. (%): Percentual da frota que realizou a manutenção corretiva em relação à frota operacional (valor disponível para períodos no ano corrente).
Manutenção de Locomotiva:
Fonte: SAFF/CAFEN frota operacional. SAFF/SIADE valores de manutenção.
Nº de preventivas: Quantidade de intervenções preventivas e preventivas geral realizadas (valor disponível para períodos a partir de 2011).
Nº de corretivas: Quantidade de intervenções corretivas realizadas (valor disponível para períodos a partir de 2011).
Manut. preventiva / frota oper. (%): Percentual da frota que realizou a manutenção preventiva e/ou preventiva geral em relação à frota operacional (valor disponível para períodos no ano corrente).
Manut. corretiva / frota oper. (%): Percentual da frota que realizou a manutenção corretiva em relação à frota operacional (valor disponível para períodos no ano corrente).