Brasil

Esta consulta permite acompanhar a quantidade de trechos/corredores que conseguiram atender a meta de produção e segurança, por período, a partir de 2018.

O acesso ao formulário de consulta é dado pelo caminho: METAS > Acompanhamento (a partir de 2018) > Brasil.

Descrição das colunas:

Ferrovia: Apresenta a ferrovia de referência do trecho / corredor estabelecido, da ferrovia no ano.

Conf.: Apresenta a imagem indicativa do estado de confirmação dos dados enviados pela ferrovia sobre a sua produção (Fluxo de Transporte - SIADE). As confirmações são realizadas em: SIADE > Resumo das Informações no Período.

Não Atende ( < 95%): Apresenta a quantidade de trechos que não atenderam a meta a partir do número de trechos informado no seguinte caminho META > Estabelecida > Produção por Trecho/Corredor, subtraído do Número de Trechos com o percentual que cumpriram a meta, ou seja, a produção é maior ou igual a 95% da meta.

Nº de trecho totais - Nº de trechos que atingiram a meta

Atende ( >= 95%): Apresenta o número de trechos que atingiram pelo menos 95% da meta, de acordo com o seguinte critério:

Se no trecho há um valor de TKU estabelecida, o sistema irá verificar o resultado correspondente ao valor do TKU Apurado dividido pelo valor do TKU Estabelecido e se este for maior ou igual que 95%, entrará para a contagem.
Caso a meta de produção estabelecida para um trecho seja zero, o sistema o incluirá na contagem do somatório, pois considera que ele cumpriu a meta.
Se (TKU apurada)/(TKU estabelecida) ≥ 0,95, então o trecho entrará para o somatório.

∑ (Trechos que atendem pelo menos 95% da meta)

Min. Trechos a ser atendido: às metas de produção deverão ser cumpridas em pelo menos 90 % dos trechos / corredores da malha ferroviária. Desse modo, o resultado da multiplicação do número de trechos /corredores informados no caminho META > Estabelecida > Produção por Trecho / Corredor por 0,90 é apresentado nesse campo.

(∑ Nº total de trechos/corredores) * 0,90

Obs.: Caso a ferrovia tenha apenas um trecho / corredor de meta será apresenta um “-”.
Obs.: Caso o mínimo de trechos a ser atendido retornar um resultado decimal o valor é arredondado para baixo

Produção Apurada sobre a Meta Global ( => 95%): Apresenta uma imagem indicativa se a ferrovia cumpriu a meta global no período. Para cumprir a meta global a ferrovia deve atingir:

A meta anual de produção será considerada cumprida quando, cumulativamente, forem satisfeitos os seguintes requisitos: 

 I - produção de transporte realizada igual ou superior à 95% da meta estabelecida em 90% ou mais dos trechos ou corredores ferroviários;

 II - produção de transporte total realizada igual ou superior a 95% da produção de transporte total estabelecida.

E a produção total realizada deve ser maior que 95% da produção total da meta estabelecida.

Conf.:

2018 a 2020 = Apresenta imagem indicativa do estado de confirmação dos dados enviados pela ferrovia sobre seus formulários relacionados a segurança (SIADE > Concessionária > Acidente > Trem de Carga (Própria Malha); Trem de Carga (Própria Malha TM/DP); Trem de Carga (Outra Malha) e Trem de Passageiro (somente quando a ferrovia transportar passageiros)).
A partir de 2020 = A confirmação é realizada em: RAAF > Confirmar Registro de Acidente. A partir de 2020 sempre será apresentado o símbolo √ , pois somente os acidentes confirmados pela ferrovia serão contabilizados nessa consulta.

Nº de Acidentes:

2018 a 2020 = somatório dos acidentes ocorridos na malha ferroviária da concessionária ocasionados pela ferrovia pesquisada adicionado ao somatório dos acidentes de responsabilidade da ferrovia pesquisada, ocorridos em sua própria malha com trens de outras ferrovias circulando em regime de tráfego mútuo ou direito de passagem  mais o somatório dos acidentes de responsabilidade da ferrovia pesquisada na condição de visitante em outras malhas adicionado ao somatório do número de acidentes graves ocorridos com trem de passageiro no ano. Dados registrados no subsistema SIADE.
A partir de 2020 = somatório dos acidentes ocorridos na malha ferroviária registrados no subsistema RAAF, devem seguir as especificações:

  1. Acidentes onde a ferrovia é a Responsável pelo acidente

  2. Acidentes confirmados pela ferrovia informante (RAAF > Confirmar Registro de Acidente.)

Trem.km: somatório das distâncias percorridas pelos trens de carga, serviço e passageiro da Ferrovia em todas as Malhas, valores em trem.km. As informações são obtidas em: SIADE > Concessionária > Desempenho > Desempenho de Trem.

∑ (Distância percorrida por trens de carga) + ∑ (Distância percorrida por trens de serviço) + ∑ (Distância percorrida por trens de passageiro)

Índice: valor do Número de Acidentes multiplicado por milhão e depois dividido pelo valor do Trem Km.

((Nº de Acidentes × 1.000.000)) / Trem.km

Meta: meta de segurança em número de acidentes por milhões de trem.km, informado no campo "Meta" em METAS > Estabelecida > Segurança.

Realizado (%): valor do Índice de acidentes realizado dividido pelo valor correspondente à Meta.

Índice / Meta