Esta funcionalidade permite o cadastro das metas de produção por trecho / corredor, a partir de 2018. A meta do trecho / corredor é o valor mínimo da produção de transporte medido em toneladas x quilômetro útil a ser estabelecido entre o poder Concedente e as Concessionárias, por trecho / corredor da malha ferroviária.
O acesso à funcionalidade de entrada de dados deverá ser realizado pelo seguinte caminho no SAFF: METAS > Estabelecida > Produção por Trecho / Corredor (a partir de 2018).
Na entrada de dados metas estabelecidas de produção por trecho, o usuário poderá incluir as metas por “Entrada Manual” ou por “Entrada por Arquivo Excel”.
Entrada Manual
Neste formulário a ANTT informa ou altera os dados da meta estabelecida, a partir de 2018. O procedimento para incluir uma nova meta estabelecida inicia-se pressionando o botão Novo. Ao pressionar o botão será exibida tela para preenchimento dos dados. Após a entrada dos dados, deverá ser pressionado o botão Salvar para confirmação do cadastramento.
Descrição dos dados cadastrais:
Ferrovia: Selecione a ferrovia.
Nº da Normativa: Informar o nº da resolução ou deliberação
Data da Normativa: Informar a data da publicação da resolução ou deliberação
Ano: Informar o ano da meta
TKU: Informar o valor do TKU estabelecido para meta do trecho ou corredor ferroviário
Ordem de Apresentação: Informar o número da ordem de apresentação do trecho ou corredor ferroviário, na malha ferroviária
Nome do Corredor: Informe o nome do Trecho/Corredor
Arquivo: Inserir o arquivo relacionado a meta estabelecida
Lista de Segmentos do trecho/corredor de meta:
Linha: Selecione a linha do segmento
Inicial: Selecione a estação inicial do segmento
Final: Seleciona a estação fim do segmento
Entrada por Arquivo Excel:
Esta funcionalidade possibilita que sejam lidos os dados das metas estabelecidas de produção por trecho / corredor a partir de uma planilha de um arquivo do tipo Excel cujo formato será apresentado adiante.
A partir da leitura do arquivo Excel produzido, o SAFF/METAS indicará o sucesso (ou não) da entrada dos dados. No caso, somente serão aceitos os dados do arquivo Excel se todos os dados passarem pelas consistências do sistema. A indicação de dados inconsistentes será apresentada para que sejam refeitos e novamente submetido o arquivo.
Formato da planilha do arquivo Excel:
A planilha possui exatamente dez (10) colunas em ordem conforme a figura abaixo. Este cabeçalho deve ser informado exatamente como na figura abaixo e os dados devem ser informados a partir na segunda linha da planilha.
Formato do arquivo Excel para entrada de dados da meta estabelecida de produção por trecho/corredor
Formato das colunas:
Formato das Colunas da Planilha de trecho / corredor estabelecido
Descrição das colunas:
Ferrovia (dado obrigatório): Informar a sigla da ferrovia do trecho ou corredor. Esta sigla deve estar cadastrada no SAFF/CAFEN e corresponder com a ferrovia selecionada na tela. Caso a sigla da ferrovia não esteja cadastrada ou não corresponder com a ferrovia selecionada, o arquivo Excel será recusado.
Ano (dado obrigatório): Informar o ano de referência da meta estabelecida. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e corresponder com o ano selecionado.
NomeTrechoCorredor (dado obrigatório): Informar o nome do trecho ou corredor ferroviário.
Normativo (dado obrigatório): Informar o número da deliberação ou da resolução que estabelece as metas.
Data (dado obrigatório): Informar a data da publicação da deliberação ou da resolução que estabelece as metas. (Ex.: 12/06/2012 representa a data de 12 de Junho 2012)
NumTku (dado obrigatório) : Valor do TKU estabelecido para meta do trecho ou corredor ferroviário. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999999999999] (Ex.: 764656200 representa o TKU de 764.656.200).
Ordem de Apresentação (dado obrigatório) : Número da ordem de apresentação do trecho ou corredor ferroviário, na malha ferroviária. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 255] (Ex.: 12 representa a ordem de 12).
Linha (dado obrigatório): Informar o nome da linha do segmento do trecho ou corredor ferroviário A. Esta linha deve estar cadastrada no SAFF/CAFEN e ter relacionamento com a ferrovia do trecho ou corredor. Caso a linha não esteja cadastrada e o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
PrefixoEstacaoInicial (dado obrigatório): Informar o código da estação de início do segmento do trecho ou corredor ferroviário. Este código deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN e ter relacionamento com a linha informada. Caso a estação não esteja cadastrada e o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
PrefixoEstacaoFinal (dado obrigatório): Informar o código da estação fim do segmento do trecho ou corredor ferroviário. Este código deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN e ter relacionamento com a linha informada. Caso a estação não esteja cadastrada e o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
Validações:
A validação consiste na verificação das principais regras:
a) | A ferrovia e o ano devem corresponder aos selecionados no formulário de importação; |
b) | A linha informada deve estar cadastrada no CAFEN; |
c) | A linha informada deve pertencer à ferrovia; |
d) | As estações informadas devem estar cadastradas no CAFEN; |
e) | As estações informadas devem pertencer à linha informada; |
f) | As estações inicial e final de um segmento devem ser diferentes |
g) | Não deve haver sobreposição, de segmento, no mesmo trecho/corredor |
h) | Não deve haver sobreposição, de segmento, em trechos/corredores diferentes, no mesmo ano |
i) | A estrutura do arquivo Excel deve estar completa, contendo todas as colunas e estas devem respeitar a ordenação; |
j) | Os dados devem estar em conformidade com os formatos especificados e atender as consistências de relacionamento. |
k) | O arquivo Excel importado deve ser do tipo .xlsx. |