Esta consulta apresenta os acidentes ocorridos com trens da ferrovia selecionada trafegando em malhas concedidas de outras ferrovias, seja na modalidade de tráfego mútuo ou direito de passagem. Os acidentes podem ser de responsabilidade da ferrovia selecionada ou da ferrovia concessionária da malha em que ocorreu o acidente.
Os quantitativos de acidentes (total e graves) são classificados por causa e, neste caso, o detalhamento dos acidentes graves é apresentado com a informação proveniente da ferrovia concessionária da malha (visitada).
A ocorrência de acidentes com trens de outra ferrovia na malha da ferrovia selecionada é indicado pela apresentação da sigla da ferrovia visitante. Neste caso, também é apresentada a ferrovia responsável pelos acidentes (pode ser a ferrovia visitante ou a visitada).
O acesso ao formulário para esta consulta dá-se pelo caminho: SIADE > Consulta > Segurança > Acidente de Trem de Carga – Outra Malha.
Informações:
Mês e Ano: Informa o período de consolidação dos acidentes.
Causa do Acidente: Informa a causa do acidente, dentre as opções: FH - Falha Humana; MR – Material Rodante; ST – Sinalização Telecomunicação e Eletrotécnica; VP – Via Permanente e OC – Outras Causas.
Ferrovia Visitada: Informa a ferrovia cujos trens sofreram acidente quando em transito na malha da ferrovia selecionada. Quando não existe informação no campo indica que os trens acidentados pertencem à ferrovia selecionada (concessionária da malha).
Responsabilidade: Informa a ferrovia responsabilizada pelos acidentes. Quando não existe informação no campo indica que a responsabilidade pelos acidentes é atribuída à ferrovia selecionada (concessionária da malha).
Acidentes: Informa o número total de acidentes (graves e não graves)
Acidentes Graves: Informa o número total de acidentes graves.
Consequências dos Acidentes: Informa o número de acidentes graves que tiveram as seguintes consequências: Vítimas (neste caso é informado o número de vítimas); Danos à comunidade; Danos ao meio ambiente; Paralisação da circulação; Prejuízo elevado e Produtos perigosos
Regras de Negócio:
• | Nesta consulta, todas as informações sobre acidentes envolvem duas concessionárias (visitante e visitada), sendo que ambas informam o número de acidentes no período e, portanto, o sistema é capaz de realizar testes de consistência, pois ambos os dados devem ser iguais. Caso as informações sejam divergentes a consulta mostra, com destaque em vermelho, a informação fornecida pela ferrovia visitada. Pode ocorrer também que os dados da ferrovia visitada ainda não tenham sido encaminhados à ANTT (via SAFF/SIADE) e, neste caso, a consulta indica tal situação com as letras NE destacadas em vermelho. |
• | Observa-se que, nesta consulta, a responsabilidade pelo acidente não é apresentada, pois esta informação é fornecida pela ferrovia (visitada) que detém a concessão. |