A atualização das características entre os pátios é mantida pela ANTT, ou seja, por usuários com perfil ANTT Gerente. Na entrada de dados das características de entre pátios, o usuário poderá alterar os dados por “Entrada Manual” ou por “Entrada via Arquivo Excel”.
O acesso ao formulário para entrada de dados é dado pelo caminho: Declaração de Rede > Gerência > Análise de Entre Pátios.
Entrada Manual:
Neste formulário o usuário altera os dados anuais referentes as características de entre pátios. O procedimento para alterar os dados de entre pátio inicia-se pressionando o botão . Ao pressionar o botão será exibida a tela para preenchimento dos dados. Após a entrada dos dados, deverá ser pressionado o botão Salvar para confirmação da alteração.
Descrição dos dados cadastrais:
K1 : Informar o índice de eficiência ligado à manutenção de via permanente.
K2: Informar o índice de eficiência ligado à gestão dos recursos operacionais.
K3: Informar o fator de eficiência ligado ao número de seções de bloqueio.
K: Fator de eficiência, calculado pelo produto dos índices K1, K2 e K3.
Capacidade instalada por sentido da quilometragem (crescente/decrescente) (dado obrigatório): Informar a capacidade de transporte possível no trecho, expressa pela quantidade de trens que poderão circular, nos dois sentidos, em um período de vinte e quatro horas (nº de trens por dia);
Capacidade vinculada por sentido da quilometragem (crescente/decrescente) (dado obrigatório): Informar a quantidade de trens que poderão circular no trecho, nos dois sentidos, em um período de vinte e quatro horas, definida em função da meta de produção pactuada entre a concessionária e a ANTT, incluindo a utilização de reserva técnica (nº de trens por dia).
Capacidade ociosa por sentido da quilometragem: O sistema calcula a capacidade de transporte definida pela diferença entre as capacidades instalada e vinculada informadas pelo usuário (nº de trens por dia).
Entrada por Arquivo Excel
Esta funcionalidade permite que sejam importadas as características de entre pátios a partir de um arquivo do Excel, cujo formato será apresentado adiante.
A partir da leitura do arquivo Excel produzido, o SAFF/Declaração de Rede indicará o sucesso (ou não) da entrada das características de entre pátios. No caso, somente serão aceitos os dados do arquivo Excel se todos os dados passarem pelas consistências do sistema. Uma indicação dos dados inconsistentes será apresentada para que sejam refeitos e novamente submetido o arquivo. O item Procedimentos descreve toda operação.
Formato da planilha do arquivo Excel:
A primeira linha da planilha deve conter o cabeçalho com a identificação dos dados e as características de entre pátios devem ser informadas a partir na segunda linha da planilha.
Estrutura da planilha de análise de entre pátios
Formato das colunas:
Formato do arquivo excel para entrada de análise de entre pátios
Descrição das colunas:
Linha: Nome da linha. Este nome deve estar cadastrado no SAFF/Declaração de Rede e ter relacionamento com a ferrovia informante. Caso a linha não esteja cadastrada ou o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
PatioA: Prefixo do pátio de origem do segmento. Este prefixo deve estar cadastrado no SAFF/ Declaração de Rede e ter relacionamento com a ferrovia informante. Caso o pátio não esteja cadastrada ou relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
PatioB: Prefixo do pátio de destino do segmento. Este prefixo deve estar cadastrado no SAFF/ Declaração de Rede e ter relacionamento com a ferrovia informante. Caso o pátio não esteja cadastrada ou relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
IndicadorTrafegoInterrompido: Indicação se o tráfego está interrompido na quilometragem da linha (trata-se de uma orientação para o usuário, se o dado for preenchido nesta coluna não será considerado, uma vez que a indicação dessa informação é através do cadastro de entre pátios para as concessionárias).
k1: Informar o índice de eficiência ligado à manutenção de via permanente. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,0000 a 1,0000].
k2: Informar o índice de eficiência ligado à gestão dos recursos operacionais. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,0000 a 1,0000].
k3: Informar o fator de eficiência ligado ao número de seções de bloqueio. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1,0000 a 5,0000].
CapacidadeInstaladaCrescente: Capacidade de transporte possível no trecho, expressa pela quantidade de trens que poderão circular, no sentido crescente da quilometragem da linha, em um período de vinte e quatro horas (nº de trens por dia). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00; 14400,00].
CapacidadeInstaladaDecrescente: Capacidade de transporte possível no trecho, expressa pela quantidade de trens que poderão circular, no sentido decrescente da quilometragem da linha, em um período de vinte e quatro horas (nº de trens por dia). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00; 14400,00].
CapacidadeVinculadaCrescente: Quantidade de trens que poderão circular no trecho, no sentido crescente da quilometragem da linha, em um período de vinte e quatro horas, definida em função da meta de produção pactuada entre a concessionária e a ANTT, incluindo a utilização de reserva técnica (nº de trens por dia). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00; 100,00].
CapacidadeVinculadaDecrescente: Quantidade de trens que poderão circular no trecho, no sentido decrescente da quilometragem da linha, em um período de vinte e quatro horas, definida em função da meta de produção pactuada entre a concessionária e a ANTT, incluindo a utilização de reserva técnica (nº de trens por dia). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00; 100,00].
Regras de negócio
1. | Caso seja informado tráfego interrompido no segmento: |
a) | Não é obrigatório informar os índices de eficiência K1, K2 e K3; |
2. | Devem ser informados os valores de capacidade instalada e vinculada, mesmo que estes sejam nulos; |
Procedimentos utilizados para calcular a capacidade instalada