Entre Pátios

Navegação:  Declaração de Rede > Concessionária > Linhas >

Entre Pátios

A atualização das características entre os pátios é mantida pelos usuários com perfil Ferrovia Gerente, sendo de responsabilidade de cada ferrovia manter seus dados atualizados. Na entrada de dados das características de entre pátios, o usuário poderá alterar os dados por “Entrada Manual” ou por “Entrada via Arquivo Excel”.

O acesso ao formulário para entrada de dados é dado pelo caminho: Declaração de Rede > Concessionária > Linhas > Entre Pátios.

Entrada Manual:

Neste formulário o usuário altera os dados anuais referentes as características de entre pátios. O procedimento para alterar os dados de entre pátio inicia-se pressionando o botão . Ao pressionar o botão será exibida a tela para preenchimento dos dados. Após a entrada dos dados, deverá ser pressionado o botão Alterar para confirmação da alteração.

Descrição dos dados cadastrais (Do Segmento) – Aba Informações Gerais:

Bitola (dado obrigatório): Selecione a bitola.

Raio mínimo de curva (dado obrigatório): Informar o raio mínimo de curva, em metros.

Rampa máxima (crescente) (dado obrigatório): Informar a rampa máxima, em percentagem, no sentido crescente da quilometragem da linha.

Rampa máxima (decrescente) (dado obrigatório): Informar a rampa máxima, em percentagem, no sentido decrescente da quilometragem da linha.

Número de linhas (dado obrigatório): Informar o número de linhas, dentre as opções: Singela ou Dupla.

Controle de circulação (dado obrigatório): Informar qual o controle de circulação do segmento, dentre as opções: CCO ou Local.

Dias operacionais ano (dado obrigatório): Informar o número de dias operacionais no ano.

Sistema de sinalização (dado obrigatório): Informar o sistema de sinalização do segmento, dentre as opções: ABS, ATC, CTC, CBTC ou TWE.

Potência de tração auxiliar: Informar o valor da potência de tração auxiliar, em HP.

Permite circulação de produto perigoso (dado obrigatório): Indicar se o segmento permite ou não a circulação de produto perigoso, conforme a resolução 2.748 de2008.

Exige equipamento de licenciamento embarcado na loco (dado obrigatório): Indicar se há a existência de equipamento de licenciamento embarcado na locomotiva.

Tempo médio de percurso (crescente): Informar o tempo médio de percurso, em minutos, no sentido crescente da quilometragem da linha.

Tempo médio de percurso (decrescente): Informar o tempo médio de percurso, em minutos, no sentido decrescente da quilometragem da linha.

Tempo médio de licenciamento: Informar o tempo médio, em minutos, para liberação da sessão de bloqueio do segmento

Número de sessões de bloqueio: Informar o número de sessões de bloqueio.

Descrição dos dados cadastrais (Do Segmento) – Aba Capacidade:

K1 : Informar o índice de eficiência ligado à manutenção de via permanente.

K2: Informar o índice de eficiência ligado à gestão dos recursos operacionais.

K3: Informar o fator de eficiência ligado ao número de seções de bloqueio.

K: Fator de eficiência, calculado pelo produto dos índices K1, K2 e K3.

Capacidade instalada por sentido da quilometragem (crescente/decrescente) (dado obrigatório): Informar a capacidade de transporte possível no trecho, expressa pela quantidade de trens que poderão circular, nos dois sentidos, em um período de vinte e quatro horas (nº de trens por dia);

Capacidade vinculada por sentido da quilometragem (crescente/decrescente) (dado obrigatório): Informar a quantidade de trens que poderão circular no trecho, nos dois sentidos, em um período de vinte e quatro horas, definida em função da meta de produção pactuada entre a concessionária e a ANTT, incluindo a utilização de reserva técnica (nº de trens por dia).

Capacidade ociosa por sentido da quilometragem (crescente/decrescente) (dado obrigatório): O sistema calcula a capacidade de transporte definida pela diferença entre a capacidade instalada calculada pelo sistema e a capacidade vinculada informada pelo usuário (nº de trens por dia).

Entrada por Arquivo Excel

Esta funcionalidade permite que sejam importadas as características de entre pátios a partir de um arquivo do Excel, cujo formato será apresentado adiante.

A partir da leitura do arquivo Excel produzido, o SAFF/Declaração de Rede indicará o sucesso (ou não) da entrada das características de entre pátios. No caso, somente serão aceitos os dados do arquivo Excel se todos os dados passarem pelas consistências do sistema. Uma indicação dos dados inconsistentes será apresentada para que sejam refeitos e novamente submetido o arquivo. O item Procedimentos descreve toda operação.

Formato da planilha do arquivo Excel:

A primeira linha da planilha deve conter o cabeçalho com a identificação dos dados e as características de entre pátios devem ser informadas a partir na segunda linha da planilha.

Estrutura da planilha de pátio

Estrutura da planilha de pátio

Formato das colunas:

Formato do arquivo Excel para entrada de entre pátios

Formato do arquivo Excel para entrada de entre pátios

Descrição das colunas:

Linha: Nome da linha. Este nome deve estar cadastrado no SAFF/Declaração de Rede e ter relacionamento com a ferrovia informante. Caso a linha não esteja cadastrada ou o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.

PatioA: Prefixo do pátio de origem do segmento. Este prefixo deve estar cadastrado no SAFF/ Declaração de Rede e ter relacionamento com a ferrovia informante. Caso o pátio não esteja cadastrada ou relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.

PatioB: Prefixo do pátio de destino do segmento. Este prefixo deve estar cadastrado no SAFF/ Declaração de Rede e ter relacionamento com a ferrovia informante. Caso o pátio não esteja cadastrada ou relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.

Bitola: Descrição da bitola. Esta descrição deve estar cadastrada no SAFF/ CAFEN. Caso a bitola não esteja cadastrada, o arquivo Excel será recusado.

RaioMinimoCurva: Raio mínimo de curva, em metros. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 3000].

RampaMaximaCrescente: Rampa máxima, em percentagem, no sentido crescente da quilometragem da linha. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00 a 10,00].

RampaMaximaDecrescente: Rampa máxima, em percentagem, no sentido decrescente da quilometragem da linha. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00 a 10,00].

NumeroLinhas: Número de linhas, dentre as opções: Singela ou Dupla. (Valor tabelado: S (linha singela); D (linha dupla)).

ControleCirculacao: Controle de circulação realizado no segmento, dentre as opções: CCO ou Local. (Valor tabelado: CCO; LOCAL).

DiasOperacionaisAno: Número de dias operacionais no ano. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 366].

SistemaSinalizacao: Sistema de sinalização utilizado, dentre as opções: ABS, ATC, CTC, CBTC, TWE ou valor vazio (não sinalizado). (Valor tabelado: ABS; ATC; CTC; CBTC; TWE;  valor vazio (não sinalizado)).

PotenciaTracao: Informar o valor da potência de tração auxiliar, em HP. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [500; 20000].

PermiteCirculacaoPP: Indicar se o segmento permite ou não a circulação de produto perigoso, conforme a resolução 2.748 de2008. (Valor tabelado: S (Sim); N (Não)).

EquipamentoEmbarcado: Indicar se há a existência de equipamento de licenciamento embarcado na locomotiva. (Valor tabelado: S (Sim); N (Não)).

IndicadorTrafegoCrescente: Indicar se há tráfego no sentido crescente da quilometragem da linha. (Valor tabelado: S (Sim); N (Não)).

TempoMedioPercursoCrescente: Tempo médio de percurso, em minutos, no sentido crescente da quilometragem da linha. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1,00; 200,00] (Ex.: 20 representa o tempo médio em minutos de 20,00).

IndicadorTrafegoDecrescente: Indicar se há tráfego no sentido decrescente da quilometragem da linha. (Valor tabelado: S (Sim); N (Não)).

TempoMedioPercursoDecrescente: Tempo médio de percurso, em minutos, no sentido decrescente da quilometragem da linha. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1,00; 200,00].

IndicadorTrafegoInterrompido: Indicar se há tráfego interrompido. (Valor tabelado: S (Sim); N (Não)).

JustificativaTrafegoInterrompido: Justificar quando indicar tráfego interrompido. Este item deve conter no máximo 500 caracteres.

TempoMedioLicenciamento: Tempo médio, em minutos, para liberação da sessão de bloqueio do segmento. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00; 20,00].

NumeroSessoesBloqueio: Informar o número de sessões de bloqueio. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1; 30].

k1: Informar o índice de eficiência ligado à manutenção de via permanente. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,0000 a 1,0000].

k2: Informar o índice de eficiência ligado à gestão dos recursos operacionais. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,0000 a 1,0000].

k3: Informar o fator de eficiência ligado ao número de seções de bloqueio. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1,0000 a 5,0000].

CapacidadeInstaladaCrescente: Capacidade de transporte possível no trecho, expressa pela quantidade de trens que poderão circular, no sentido crescente da quilometragem da linha, em um período de vinte e quatro horas (nº de trens por dia). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00; 200,00].

CapacidadeInstaladaDecrescente: Capacidade de transporte possível no trecho, expressa pela quantidade de trens que poderão circular, no sentido decrescente da quilometragem da linha, em um período de vinte e quatro horas (nº de trens por dia). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00; 200,00].

CapacidadeVinculadaCrescente: Quantidade de trens que poderão circular no trecho, no sentido crescente da quilometragem da linha, em um período de vinte e quatro horas, definida em função da meta de produção pactuada entre a concessionária e a ANTT, incluindo a utilização de reserva técnica (nº de trens por dia). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00; 100,00].

CapacidadeVinculadaDecrescente: Quantidade de trens que poderão circular no trecho, no sentido decrescente da quilometragem da linha, em um período de vinte e quatro horas, definida em função da meta de produção pactuada entre a concessionária e a ANTT, incluindo a utilização de reserva técnica (nº de trens por dia). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0,00; 100,00].

JustificativaCapacidade: Justificar nos casos onde a capacidade instalada informada for inferior à capacidade instalada obtida na DR anterior. Este item deve conter no máximo 500 caracteres.

Regras de negócio

1.Caso seja informado tráfego interrompido no seguimento:
a)É obrigatória a apresentação de justificativa;
b)Não devem ser informados os tempos de percurso e licenciamento, número de sessões de bloqueio e os índices de eficiência K1, K2 e K3;
2.Devem ser informados os valores de capacidade instalada e vinculada, mesmo que estes sejam nulos;
3.Caso a capacidade instalada informada pela Concessionária seja inferior à capacidade instalada do ano anterior, para qualquer sentido de tráfego, é obrigatória a apresentação de justificativa (tolerância admitida +/- 0,05);
4.Caso a capacidade instalada informada pela Concessionária seja diferente da capacidade instalada calculada pela ANTT, para qualquer sentido de tráfego, conforme equações descritas neste manual, é obrigatória a apresentação de justificativa (tolerância admitida +/- 0,05);
5.A capacidade vinculada informada pela Concessionaria deve ser igual ou inferior à capacidade instalada informada pela Concessionaria.

Procedimentos utilizados para calcular a capacidade instalada

dr_concessionaria_entrePatio_calculo_capacidadeInstalada