O cadastro de posto de abastecimento é mantido pelos usuários com perfil Ferrovia Gerente, sendo de responsabilidade de cada ferrovia manter atualizados. Na entrada de dados das informações de posto de abastecimento, o usuário poderá incluir os dados por “Entrada Manual” ou por “Entrada via Arquivo Excel”.
O acesso ao formulário para entrada de dados é dado pelo caminho: Declaração de Rede > Concessionária > Posto de Abastecimento.
Entrada Manual:
Neste formulário o usuário informa ou altera os dados anuais referentes aos postos de abastecimento. O procedimento para incluir um novo posto inicia-se pressionando o botão Novo. Ao pressionar o botão será exibida tela para preenchimento dos dados. Após a entrada dos dados, deverá ser pressionado o botão Incluir para confirmação do cadastramento.
Descrição dos dados cadastrais:
Ferrovia (dado obrigatório): Selecionar a ferrovia.
Identificação (dado obrigatório): Informar a identificação do posto de abastecimento.
Código (dado obrigatório): Informar o código de identificação do posto de abastecimento.
Estação (dado obrigatório): Selecionar a estação de referência.
Abastecimento (dado obrigatório): Informar o tipo de serviço realizado pelas locomotivas abastecidas: se manobra ou tração de trem de carga; caso sejam abastecidos outros veículos, além de locomotivas, informar “outros”. Este dado pode ser múltiplo, ou seja, um posto pode atender diversos tipos de serviço.
Outras Ferrovias Atendidas: Informar a(s) outra(s) ferrovia(s) que utiliza(m) o posto.
Entrada por Arquivo Excel
Esta funcionalidade permite que sejam importados os dados do posto de abastecimento a partir de um arquivo do Excel, cujo formato será apresentado adiante.
A partir da leitura do arquivo Excel produzido, o SAFF/Declaração de Rede indicará o sucesso (ou não) da entrada dos dados de posto de abastecimento. No caso, somente serão aceitos os dados do arquivo Excel se todos os dados passarem pelas consistências do sistema. Uma indicação dos dados inconsistentes será apresentada para que sejam refeitos e novamente submetido o arquivo. O item Procedimentos descreve toda operação.
Formato da planilha do arquivo Excel:
A primeira linha da planilha deve conter o cabeçalho com a identificação dos dados e as informações do posto de abastecimento devem ser informadas a partir na segunda linha da planilha.
Estrutura da planilha de posto de abastecimento
Formato das colunas:
Formato do arquivo Excel para entrada de posto de abastecimento
Descrição das colunas:
Patio: Código do pátio. Este código deve estar cadastrado no SAFF/ Declaração de Rede e ter relacionamento com a ferrovia informante. Caso o pátio não esteja cadastrado ou relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
Identificacao: Nome de identificação do posto de abastecimento. A identificação deve conter no máximo 50 caracteres (Letra).
Codigo: Código de identificação do posto de abastecimento. O código deve conter no máximo 3 caracteres (letras).
Manobra: Indicar se o posto de abastecimento atende o serviço de manobra. (Valor tabelado: S (Sim); N (Não)).
Viagem: Indicar se o posto de abastecimento atende o serviço de viagem. (Valor tabelado: S (Sim); N (Não)).
Outro: Indicar se o posto de abastecimento atende outros veículos, além de locomotivas. (Valor tabelado: S (Sim); N (Não)).
OutraFerroviaAtendida_1, 2 ,3, 4, 5: Informar a sigla de uma ferrovia, que não seja a sigla da ferrovia informante, que utiliza o posto (Sigla da ferrovia cadastrada no SAFF/CAFEN).
Validações:
A validação consiste na verificação da observância das seguintes principais regras:
a. | O arquivo Excel importado deve ser do tipo .xlsx. |