As informações apresentadas nesta consulta são resultantes de aplicações sobre os dados brutos fornecidos pelas ferrovias. Esta consulta apresenta os quantitativos referentes à frota de locomotivas, por modelo, no período e para a ferrovia selecionada. Também são apresentados alguns índices relativos à utilização da tração disponível.
São considerados, para este efeito, como operacionais da concessionária, todas as locomotivas à sua disposição, sejam elas: próprios, arrendadas da RFFSA, de clientes, arrendadas de terceiros, ou mesmo aquelas de outras concessionárias, colocados à disposição mediante contratos. Estas últimas formam o título “frota de outras ferrovias”.
Os valores referentes à imobilização consideram qualquer oficina, seja ela da própria concessionária ou de outrem.
O acesso ao formulário para esta consulta dá-se pelo caminho: SIADE > Consulta > Produtividade > Desempenho de Locomotiva.
Informações:
Modelo: Informa o modelo de locomotiva.
Frota Própria: Informa o número de locomotivas em tráfego (por modelo) no período. Representa a frota de locomotivas próprias, arrendadas, alugadas ou de terceiros, por tipo, em tráfego do serviço remunerado (de clientes ou de interesse próprio da ferrovia) e no serviço interno, excluídas aquelas em processo de baixa ou devolução e aquelas alocadas de outras ferrovias.
Esta frota é resultante da divisão da informação fornecida pela concessionária selecionada em <loco.hora> (inclusive tempo de imobilização e excluídos os tempos relativos a locomotivas em processo de baixa ou devolução) pelo total de horas do período.
Frota – Outras Ferrovias: Informa o número de locomotivas arrendadas de outras ferrovias em tráfego (por modelo) no período. Representa a frota de locomotivas arrendadas de outras ferrovias, em tráfego do serviço remunerado (de clientes ou de interesse próprio da ferrovia) e no serviço interno.
Esta frota é resultante da divisão da informação fornecida pela concessionária selecionada em <loco.hora> (inclusive tempo de imobilização) pelo total de horas do período.
Frota Morta: Informa o número de locomotivas fora de operação e sem possibilidade de recuperação no período.
Esta frota é resultante da divisão da informação fornecida pela concessionária selecionada em <loco.hora> pelo total de horas do período.
Taxa de Imobilização: Informa a parte (percentual) da frota de locomotivas operacionais que permaneceram fora de uso para efeitos de manutenção ou reparos. Resulta da divisão dos dados brutos informados pela ferrovia relativo ao total de <loco.horas> de imobilização, pelo total de <loco.horas> relativo a toda sua frota operacional.
Taxa de Disponibilidade: Informa a parte (percentual) da frota de locomotivas operacionais que poderiam ser utilizadas operacionalmente. Resulta do complemento da taxa de imobilização, ou seja, essas duas taxas somadas representam 100% (indicativo de toda frota operacional).
Taxa de utilização da Disponibilidade: Informa a parte (percentual) da frota de locomotivas operacionais que poderiam ser utilizadas operacionalmente, mas que, por qualquer motivo deixou de ser utilizado.
Resulta da divisão do dado bruto fornecido pela ferrovia relativo ao total de <loco.hora> de locomotivas disponíveis não utilizadas, por modelo de locomotiva, pelo total de <loco.horas> relativo a toda sua frota operacional.
Consumo de Combustível:
Quantidade (litros): Informa a quantidade de combustível (litros) consumido pelas locomotivas diesel-elétrica utilizadas para o desempenho das operações de transporte, manobra e serviço.
É calculado a partir dos dados brutos fornecidos pela ferrovia sobre consumo de combustível, por tipo de locomotiva.
Representa o somatório do consumo de combustível das locomotivas diesel-elétricas da frota apurada. Caso o período considerado seja anual, é dado pelo somatório dos meses.
Índices: Informa o volume médio de combustível despendido por uma locomotiva diesel-elétrica para tracionar 1000 TKU ou 1000 TKB.
São calculados a partir da quantidade de combustível consumido pela frota de locomotivas da ferrovia no período (mês ou ano) e do volume total de TKU tracionada ou TKB rebocada no período (mês ou ano)
Percurso Médio: Informa o deslocamento médio (em km) de uma locomotiva utilizada pela ferrovia, seja ela própria ou de terceiros, no período (mês ou ano).
Calculado a partir do dado bruto informado pela ferrovia: distância total percorrida, fornecida por modelo de locomotiva e o número de locomotivas em tráfego no período.
Apresenta a relação entre o somatório, por modelo de locomotiva e para o período, dos percursos das locomotivas e o somatório de utilização (loco.horas) das locomotivas em tráfego (próprias e de terceiros) dividido pelo número total de horas do período.