Desempenho de Vagão

Navegação:  SIADE > Consultas > Produtividade >

Desempenho de Vagão

As informações apresentadas nesta consulta são resultantes de aplicações sobre os dados brutos fornecidos pelas ferrovias. Compõe-se de dois conjuntos distintos de informações: (i) utilização dos vagões operacionais da concessionária; (ii) produção dos vagões (TU e TKU).

São considerados, para este efeito, como operacionais da concessionária, todos os vagões à sua disposição, sejam eles: próprios, arrendados da RFFSA, de clientes, arrendados de terceiros, ou mesmo aqueles de outras concessionárias, colocados à disposição mediante contratos. Estes últimos formam o título “frota de outras ferrovias” na tela seguinte, lembrando que este inclui, também, para algumas ferrovia, o compartilhamento de vagões (compartilhamento de uso/“pool” de vagões), cujo critério de alocação, na impossibilidade de mensuração real, é a produção (TKU transportado).

Os valores referentes à imobilização consideram qualquer oficina, seja ela da própria concessionária ou de outrem.

A consulta é consolidada pelo período desejado.

O acesso ao formulário para esta consulta dá-se pelo caminho: SIADE > Consulta > Produtividade > Desempenho de Vagão.

Informações:

Mês e Ano: Informa o período de consolidação.

Descrição do Tipo: Informa o tipo de vagão.

Frota Própria: Informa a frota de vagões próprios, inclusive os arrendados, alugados ou de terceiros, exceto os vagões em processo de baixa ou devolução que estejam imobilizados, não utilizados e/ou utilizados em serviço interno ou remunerado. Representa o quantitativo do recurso material rodante.

Observe que o conceito de própria neste contexto é diferente da classificação próprio no SAFF/CAFEN para propriedade do vagão. Aqui, entende-se como própria a frota disponível operacionalmente pela ferrovia, excetuando-se aqueles vagões arrendados de outras ferrovias.

Apresenta o quociente entre o somatório (por tipo de vagão e por período) do <vagão.dia> apurado de vagões próprios, arrendados, alugados ou de terceiros, excluídos aqueles em processo de baixa ou devolução e o total de dias do período definido. Observe que este valor pode ser diferente da frota indicada pelo cadastro de vagões no SAFF/CAFEN.

Frota -  outras ferrovias: Representa a frota de vagões operacionais arrendada de outras ferrovias ou compartilhada pelo grupo. Resulta do quociente entre o total de <vagão.dia> informado para “outra ferrovia” e o número de dias do período.

Taxa de Imobilização: Informa a relação percentual entre o tempo em que os vagões, inclusive de terceiros permaneceram imobilizados e os seus tempos totais no mês. Representa a indisponibilidade do recurso material rodante.

Representa o percentual da frota imobilizada em relação à frota total. É calculado como o quociente entre os tempos informados em <vagão.dia> de imobilização de vagões, por tipo, e o total de <vagão.dia> no período.

Taxa de Disponibilidade: Informa o complemento da taxa de imobilização, ou seja, a parcela relativa de disponibilidade dos vagões

Taxa de Utilização do Disponível: Informa a parcela (relativa) da taxa de disponibilidade que foi efetivamente utilizada.

Representa o percentual da frota utilizada em relação à frota disponível. É calculado como o complemento do quociente entre os tempos informados em <vagão.dia> de disponível não utilizado e o total de <vagão.dia> disponível no período, ou seja, soma de <vagão.dia> informado para: disponível não utizado, utilizado e serviço interno.

Taxa de utilização Serviço Interno: Informa a parcela (relativa) da taxa de disponibilidade que foi utilizada em serviço interno.

Resulta do quociente entre o valor informado <vagão.dia> de utilizado em serviço interno e o total de <vagão.dia> informado como disponível, que é a soma dos valores informados <vagão.dia> para disponível não utilizado e utilizado.

Percurso Médio por vagão:

TKU Transportada: Informa o total da produção (TKU) por tipo de vagão.

TKU   transportada por vagão: Informa a razão entre o total de TKU tracionada na própria malha, considerando tráfego mútuo, e a quantidade de vagões existentes no transporte remunerado.

É calculada a partir da informação dada pela concessionária: TKU tracionada – total - na própria malha da concessionária (entrada por modelo de locomotiva e por mês) e utilização em serviço remunerado (entrada por tipo de vagão e por mês).

Apresenta o quociente entre o somatório (por tipo de vagão e por período) de TKU produzida e a frota total de vagões em serviço para o período (vagão.dia em serviço dividido pelo número de dias do período – mês ou ano).

TU Transportada: Informa o total da quantidade útil transportada (TU) por tipo de vagão.

TU transportada por vagão: Informa a razão entre o total de TU transportada na própria malha e em outras, considerando tráfego mútuo e direito de passagem, e a frota de vagões existentes  no transporte remunerado ou em serviço interno.

Apresenta o quociente entre o somatório (por tipo de vagão e por período) de TU transportada e a frota total de vagões em serviço remunerado ou interno para o período (vagão.dia em serviço dividido pelo número de dias do período – mês ou ano).