Locomotiva

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Na entrada de dados de desempenho de locomotiva, o usuário poderá incluir os dados por “Entrada Manual” ou por “Entrada por Arquivo Excel”.

Entrada Manual:

Este item possibilita acompanhar o consumo de combustível informado pelas concessionárias em suas locomotivas.

Neste formulário a concessionária deve informar o desempenho de todas as locomotivas utilizadas em suas operações.

O conjunto de dados informados nesta seção servirá de base para a formação de três conjuntos distintos de informações: (i) índices de utilização das locomotivas operacionais da concessionária (loco.hora); (ii) produção das locomotivas (TKB e TKU) e (iii) validação da frota de locomotivas.

São considerados, para este efeito, como operacionais da concessionária, todas as locomotivas à sua disposição, sejam elas: próprias, arrendadas, de clientes, arrendadas de terceiros, ou mesmo aquelas de outras concessionárias, colocadas à disposição mediante contratos. Estes últimos formam o título “frota de outras ferrovias” nos formulários. Os Contratos de Arrendamento estabelecem (Cláusula Quinta – item D) como direito da arrendatária “transferir o material rodante arrendado entre as concessionárias, em caráter provisório ou permanente, desde que previamente autorizada...”. As transferências em caráter provisório formam, para a ferrovia que o utiliza, sua frota de outra ferrovia.

Os campos marcados como “outras ferrovias” também devem ser preenchidos pelas ferrovias que compartilham a utilização de suas locomotivas (operam em “pool”), ou seja, para as quais as locomotivas são programadas para tração conforme sua disponibilidade (ou localização), de modo a manter uma sinergia (otimização de uso) entre as empresas do “pool”.

No caso de compartilhamento, quando a locomotiva de uma ferrovia é utilizada para tração de carga de outra ferrovia, ambas participantes do acordo de utilização, esta última deve informar no campo “outras ferrovias”, a soma das parcelas que lhe são alocadas. Na descrição seguinte, para cada campo do formulário é descrito exatamente o conteúdo e o processo de apuração específico para o caso de utilização compartilhada.

Os valores referentes à imobilização devem considerar qualquer oficina, seja ela da própria concessionária, de outra concessionária ou de terceiros.

Na malha da informante, cargas (TU e TKU) em DP de outras ferrovias ou tracionadas em TM pela ferrovia informante, não devem ser consideradas, uma vez que a ferrovia das locomotivas visitantes informará esses dados.

À distância percorrida deve considerar a malha própria da concessionária ou outras, quando ocorrer DP/TM.

Consistentemente, o TKU tracionado deve incluir toda distância percorrida pelas locomotivas (em malha própria ou de outrem).

Realiza-se o acesso ao formulário para entrada de dados pelo caminho: SIADE > Concessionária > Desempenho > Locomotiva (Entrada Manual).

Descrição dos dados cadastrais:

Ferrovia: Selecionar a ferrovia

Período de referência: Informar o período (mês e ano) a que se referem os dados a serem fornecidos.

Modelo de locomotiva: Deve ser selecionado, entre os disponíveis, o modelo de locomotiva para o qual são fornecidos os dados.

São disponibilizados os modelos de locomotiva que cada ferrovia efetivamente opera, conforme consta no cadastro de locomotivas (CAFEN – Ativo Ferroviário – Locomotiva). Caso se perceba a impossibilidade de fornecer dados por ausência de cadastramento, deve-se providenciar os respectivos registros faltantes no SAFF/CAFEN.

Consumo de combustível (litro): Informar a quantidade de combustível consumido pela frota de locomotivas utilizada pela ferrovia para o desempenho de suas operações de transporte, de manobra e de serviço. Não deve ser incluído o abastecimento de locomotivas operacionais de outras concessionárias.

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, deve ser distinguido o consumo para transporte (ou serviço interno ou auxiliar) em cada ferrovia separadamente. Caso isso não seja possível, o consumo total do mês deverá ser rateado entre as ferrovias do “pool”, na proporção da TKB tracionada para cada ferrovia. A soma das parcelas alocadas para a ferrovia informante deverá constar neste campo.

Imobilização - Oficina - Frota própria da Concessionária (loco.hora): Informar o somatório dos tempos de imobilização em oficina, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada e de terceiros (não concessionários), em loco.hora, no período. Deve-se considerar imobilização dessas locomotivas em qualquer oficina, seja própria, de outra ferrovia ou de terceiros (terceirizada).

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, a imobilização deverá ser alocada a cada uma, proporcionalmente à TKB tracionada para cada ferrovia. Neste caso, a ferrovia informante deve fazer constar neste campo, a soma das parcelas a ela alocadas de sua frota própria. É a situação do “pool ALL”, no qual o sistema de apuração e controle é único para as ferrovias participantes (Ferroban. Ferronorte, Novoeste e ALL).

Outra situação possível de operação em “pool” é aquela em que existem sistemas de apuração e controle individuais para cada ferrovia do “pool”. Nesta situação, deve ser lançada a soma dos tempos de imobilização contabilizados pelo sistema da ferrovia para a qual a locomotiva é própria. Este é o caso do “pool FCA / EFVM”.

Imobilização - Oficina - Frota de Outras Ferrovias (loco.hora): Informar o somatório dos tempos de imobilização em oficinas, por modelo, de locomotiva cedidas de outras ferrovias - em loco.hora, no período. Deve-se considerar imobilização dessas locomotivas em qualquer oficina, seja própria, de outra ferrovia ou de terceiros (terceirizada).

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, a imobilização deverá ser alocada a cada uma, proporcionalmente à TKB tracionada para cada ferrovia. Neste caso, a ferrovia informante deve fazer constar neste campo, a soma das parcelas a ela alocadas da frota das demais ferrovias do “pool”. É a situação do “pool ALL”, no qual o sistema de apuração e controle é único para as ferrovias participantes (Ferroban. Ferronorte, Novoeste e ALL).

Outra situação possível de operação em “pool” é aquela em que existem sistemas de apuração e controle individuais para cada ferrovia do “pool”. Nesta situação, deve ser lançada a soma das parcelas de tempo de imobilização contabilizadas pelo sistema da ferrovia informante para as locomotivas das outras ferrovias participantes do “pool”. Este é o caso do “pool FCA / EFVM”.

Frota Morta (loco.hora): Informar o somatório dos tempos de frota morta, por modelo de locomotiva própria e arrendada, alugada, de terceiros e de outras ferrovias - em loco.hora, no período.

A frota morta é constituída pelas locomotivas avariadas, sem possibilidade de retorno à atividade operacional e que ainda não tiveram iniciado seu processo para exclusão (baixa ou devolução).

Não Utilizada - Frota Própria da Concessionária (loco.hora): Informar o somatório dos tempos de locomotivas disponíveis não utilizadas, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada e de terceiros (não concessionárias), em loco.hora, no período.

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, o tempo disponível não utilizado deverá ser alocado a cada uma, proporcionalmente à TKB tracionada para cada ferrovia. Neste caso, a ferrovia informante deve fazer constar neste campo, a soma das parcelas a ela alocadas de sua frota própria. É a situação do “pool ALL”, no qual o sistema de apuração e controle é único para as ferrovias participantes (Ferroban. Ferronorte, Novoeste e ALL).

Outra situação possível de operação em “pool” é aquela em que existem sistemas de apuração e controle individuais para cada ferrovia do “pool”. Nesta situação, deve ser lançada a soma dos tempos disponíveis não utilizados contabilizados pelo sistema da ferrovia para a qual a locomotiva é própria. Este é o caso do “pool FCA / EFVM”.

Não Utilizada - Frota de Outras Ferrovias (loco.hora): Informar o somatório dos tempos de locomotivas disponíveis não utilizadas na malha, por modelo de locomotiva de outras ferrovias, em loco.hora, no período.

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, o tempo disponível não utilizado deverá ser alocado a cada uma, proporcionalmente à TKB tracionada para cada ferrovia. Neste caso, a ferrovia informante deve fazer constar neste campo, a soma das parcelas a ela alocadas da frota das demais ferrovias do “pool”. É a situação do “pool ALL”, no qual o sistema de apuração e controle é único para as ferrovias participantes (Ferroban. Ferronorte, Novoeste e ALL).

Outra situação possível de operação em “pool” é aquela em que existem sistemas de apuração e controle individuais para cada ferrovia do “pool”. Nesta situação, deve ser lançada a soma dos tempos de disponibilidade não utilizados contabilizados pelo sistema da ferrovia informante para as locomotivas das outras participantes do “pool”. Este é o caso do “pool FCA / EFVM”.

Utilização Locomotiva - Frota Própria (loco.hora): Informar o somatório dos tempos de locomotivas utilizadas no transporte de carga, inclusive em carga própria, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada e de terceiros (não concessionárias) no período.

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, o tempo de utilização deverá ser alocado a cada uma, proporcionalmente ao TKB tracionado para cada ferrovia. Neste caso, a ferrovia informante deve fazer constar neste campo, a soma das parcelas a ela alocadas de sua frota própria. É a situação do “pool ALL”, no qual o sistema de apuração e controle é único para as ferrovias participantes (Ferroban. Ferronorte, Novoeste e ALL).

Outra situação possível de operação em “pool” é aquela em que existem sistemas de apuração e controle individuais para cada ferrovia do “pool”. Nesta situação, deve ser lançada a soma dos tempos utilizados contabilizada pelo sistema da ferrovia para a qual a locomotiva é própria. Este é o caso do “pool FCA / EFVM”.

Utilização Locomotiva - Frota de Outras Ferrovias (loco.hora): Informar o somatório dos tempos de locomotivas utilizadas no transporte de carga, inclusive em carga própria, por modelo de locomotiva de outras concessionárias, no período.

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, o tempo utilizado deverá ser alocado a cada uma, proporcionalmente à TKB tracionada para cada ferrovia. Neste caso, a ferrovia informante deve fazer constar neste campo, a soma das parcelas a ela alocadas da frota das demais ferrovias do “pool”. É a situação do “pool ALL”, no qual o sistema de apuração e controle é único para as ferrovias participantes (Ferroban. Ferronorte, Novoeste e ALL).

Outra situação possível de operação em “pool” é aquela em que existem sistemas de apuração e controle individuais para cada ferrovia do “pool”. Nesta situação, deve ser lançada a soma dos tempos de utilização contabilizados pelo sistema da ferrovia informante para as locomotivas das outras participantes do “pool”. Este é o caso do “pool FCA / EFVM”.

Utilização Serviço Interno (loco.hora): Informar o somatório dos tempos de locomotivas utilizadas no serviço interno, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada, de terceiros e de outras ferrovias, no período.

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, deve ser distinguido o tempo de utilização em serviço interno em cada ferrovia separadamente. Caso isso não seja possível, o tempo total do mês em serviço interno deverá ser rateado entre as ferrovias do “pool”, na proporção da TKB tracionada para cada ferrovia.

TKB Tracionada: Informar o somatório do produto da tonelagem bruta da composição do trem (incluindo todos os veículos, exceto as locomotivas que participam da tração do trem) do transporte de carga, inclusive carga própria e serviço interno, pela distância operacional percorrida entre eventos de partida e de chegada, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada e de terceiros (inclusive de outras concessionárias).

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, deve ser distinguida a TKB tracionada em cada ferrovia separadamente, para todas as locomotivas do “pool”, independentemente de ser própria ou não. A soma das parcelas alocadas para a ferrovia informante deve constar neste campo.

TKU Tracionada: Informar o somatório da TKU tracionada (não deve ser incluído o serviço interno), por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada, de terceiros e de outras ferrovias, no período.

Quando a ferrovia informante faz parte de um “pool” de ferrovias para utilização compartilhada de suas locomotivas, deve ser distinguida a TKU tracionada em cada ferrovia separadamente, para todas as locomotivas do “pool”, independentemente de ser própria ou não. A soma das parcelas alocadas para a ferrovia informante deve constar neste campo. Obs.: A TKU Tracionada não tem ligação com a TKU de Produção, pois a locomotiva traciona trens de outras ferrovias.

Validações:

a.O registro de desempenho de locomotiva de uma ferrovia, em uma determinada data de referência, deve conter sempre o modelo de locomotiva e pelo menos informação de:
Imobilização de locomotiva em oficina (frota própria e/ou de outra ferrovia);
Frota morta;
Disponível não utilizado (frota própria e/ou de outra ferrovia);
Utilização locomotiva (frota própria e/ou de outra ferrovia);
Utilização serviço interno.

b.    Quando informado qualquer valor para um dos itens seguintes, deve-se informar valor para os demais itens:

Utilização de locomotiva (frota própria e/ou de outra ferrovia);
TKB Tracionada;
TKU Tracionada;
Distância Percorrida;
O conjunto não exclui outros dados.

c.     O valor fornecido para TKB tracionada deve ser maior do que o fornecido para TKU tracionada.

Mensagens de advertência ou erro:

Estas mensagens objetivam orientar o usuário quando houver uma solicitação indevida ao sistema, seja por omissão de dados, inconsistência ou outra causa.

Entrada por Arquivo Excel

Esta funcionalidade permite que sejam lidos os dados de desempenho de locomotivas a partir de uma planilha de um arquivo do tipo Excel cujo formato será apresentado adiante.

O arquivo Excel poderá ser preparado pelo sistema próprio da concessionária com auxílio de algumas tabelas contidas no SAFF/CAFEN.

A partir da leitura do arquivo Excel produzido, o SAFF/SIADE indicará o sucesso (ou não) da entrada dos dados de desempenho de locomotivas. No caso, somente serão aceitos os dados do arquivo Excel se todos os dados passarem pelas consistências do sistema. Uma indicação dos dados inconsistentes será apresentada para que sejam refeitos e novamente submetido o arquivo. O item Procedimentos descreve toda operação.

Formato da planilha do arquivo Excel:

A planilha é defina por colunas e linhas, as colunas que representam os tipos de informação e as linhas os dados de desempenho.

Estrutura da Planilha de Desempenho de Locomotiva

Estrutura da Planilha de Desempenho de Locomotiva

A planilha possui exatamente treze (13) colunas em ordem conforme acima. A primeira linha da planilha deve conter o cabeçalho de identificação dos dados. Este cabeçalho deve ser informado exatamente como na acima e os dados de desempenho devem ser informados a partir na segunda linha da planilha.

Formato das colunas:

Formato das Colunas da Planilha de Desempenho de Locomotiva

Formato das Colunas da Planilha de Desempenho de Locomotiva

Descrição das colunas:

NomeModelo (dado obrigatório): Nome do modelo de locomotiva. Este modelo deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN. Caso o modelo informado não conste no cadastro CAFEN/SAFF, não será possível a entrada e o fato deve ser comunicado à ANTT para eventual cadastramento.

ConsumoCombustivel: Informar a quantidade de combustível consumido pela frota de locomotivas utilizada pela ferrovia para o desempenho de suas operações de transporte, de manobra e de serviço, por modelo de locomotiva, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 999999999] (Ex.: 383727 representa o consumo de combustível de 383.727).

ImobOficinaPropria: Informar o somatório dos tempos de imobilização em oficina, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada e de terceiros (não concessionários), em loco.hora, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999999,9] (Ex.: 10791,8 representa o somatório dos tempos de imobilização em oficina de 1.0791,8).

ImobOficinaTerceiros: Informar o somatório dos tempos de imobilização em oficinas, por modelo, de locomotiva cedidas de outras ferrovias - em loco.hora, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999999,9] (Ex.: 166,3 representa o somatório dos tempos de imobilização em oficinas de frota terceiros de 166,3).

ImobMorta: Informar o somatório dos tempos de frota morta, por modelo de locomotiva própria e arrendada, alugada, de terceiros e de outras ferrovias - em loco.hora, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999999,9] (Ex.: 130.1 representa o somatório dos tempos de frota morta de 130,1).

DispNaoUtilizadoPropria: Informar o somatório dos tempos de locomotivas disponíveis não utilizadas, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada e de terceiros (não concessionárias), em loco.hora, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999999,9] (Ex.: 5117,6 representa o somatório dos tempos de locomotivas disponíveis não utilizadas de frota própria de 5.117,6).

DispNaoUtilizadoTerceiros: Informar o somatório dos tempos de locomotivas disponíveis não utilizadas na malha, por modelo de locomotiva de outras ferrovias, em loco.hora, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999999,9] (Ex.: 2422,4 representa o somatório dos tempos de locomotivas disponíveis não utilizadas de frota terceiros de 2.422,4).

UtilizacaoPropria: Informar o somatório dos tempos de locomotivas utilizadas no transporte de carga, inclusive em carga própria, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada e de terceiros (não concessionárias) no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999999,9] (Ex.: 7135,5 representa o somatório dos tempos de locomotivas utilizadas no transporte de carga de 7.135,5).

UtilizacaoTerceiros: Informar o somatório dos tempos de locomotivas utilizadas no transporte de carga, inclusive em carga própria, por modelo de locomotiva de outras concessionárias, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999999,9] (Ex.: 4839 representa o somatório dos tempos de locomotivas utilizadas no transporte de carga de outras concessionárias de 4.839).

UtilizacaoServicoInterno: Informar o somatório dos tempos de locomotivas utilizadas no serviço interno, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada, de terceiros e de outras ferrovias, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999999,9] (Ex.: 31,3 representa o somatório dos tempos de locomotivas utilizadas no serviço interno de 31,3).

TKBTracionada: Informar o somatório do produto da tonelagem bruta da composição do trem (incluindo todos os veículos, exceto as locomotivas que participam da tração do trem) do transporte de carga, inclusive carga própria e serviço interno, pela distância operacional percorrida entre eventos de partida e de chegada, por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada e de terceiros (inclusive de outras concessionárias). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 999999999999] (Ex.: 80050167 representa a TKB de 80.050.167).

TKUTracionada: Informar o somatório da TKU tracionada (não deve ser incluído o serviço interno), por modelo de locomotiva própria, arrendada, alugada, de terceiros e de outras ferrovias, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 999999999999] (Ex.: 50844450 representa a TKU de 50.844.450).

DistPercorrida: Informar o somatório de quilometragens percorridas, por modelo, no período. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 999999999] (Ex.: 167885 representa o somatório de quilometragens percorridas de 167.885).

Validações:

A validação consiste na verificação da observância das seguintes principais regras:

a)A estrutura da planilha do arquivo Excel deve estar completa, contendo todas as colunas e estas devem respeitar a ordenação apresentada;
b)Os dados devem estar em conformidade com os formatos especificados e atender as consistências de relacionamento;
c)O modelo de locomotiva deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN;
d)O registro de desempenho de locomotiva de uma ferrovia, em uma determinada data de referência, deve conter sempre o modelo de locomotiva e pelo menos informação de: Imobilização de locomotiva em oficina (frota própria e/ou de outra ferrovia); Frota morta; Disponível não utilizado (frota própria e/ou de outra ferrovia); Utilização locomotiva (frota própria e/ou de outra ferrovia); Utilização serviço interno.
e)Conjunto de dados alternativos para os quais, fornecido um dado, os demais são obrigatórios: (consumo, distância, utilização locomotiva, TKB e TKU) ou (consumo, distância, utilização serviço interno, TKB) ou ambos. O conjunto não exclui outros dados.
f)O valor fornecido para TKB tracionada deve ser maior do que o fornecido para TKU tracionada.
g)O arquivo Excel importado deve ser do tipo .xlsx.
h)Na importação por cadastro em lote, o sistema exclui os dados já existentes da ferrovia no período, antes de realizar a importação.