Desempenho de Trem

Navegação:  SIADE > Concessionária > Desempenho >

Desempenho de Trem

Neste formulário a concessionária deve informar o desempenho de seus trens, trafegando em sua própria malha concedida, como também em outras malhas. Devem ser computados todos os trens formados, sejam eles de serviço interno ou para transporte de carga.

No caso de ferrovias que compartilham material rodante (vagões e locomotivas) a alocação dos trens para uma determinada ferrovia pode trazer alguma dificuldade, visto que a tração pode pertencer a uma ferrovia, os vagões a várias outras e, da mesma forma, a carga transportada. A orientação geral é para que se utilize o critério de origem do trem para determinação de sua alocação a uma dada ferrovia informante, sempre que ocorrer as situações já mencionadas que dificultam a definição da ferrovia informante (para a qual será considerado o termo ponderador do índice de segurança mensurado para efeito de cumprimento de meta contratual).

Realiza-se o acesso ao formulário para entrada de dados pelo caminho: SIADE > Concessionária > Desempenho > Desempenho de Trem.

Descrição dos dados cadastrais:

Ferrovia: Selecionar a ferrovia

Período de referência: Informar o período (mês e ano) a que se referem os dados a serem fornecidos.

Trens de Carga - Número de Trens Formados: Informar o número total de trens formados no período. Devem ser considerados apenas os trens de carga.

Trens de Carga - Distância Total Percorrida (km): Informar o somatório do percurso de todos os trens de carga formados no período. Este dado será utilizado na formação do índice de acidentes (número de acidentes por milhões de trem.km) para verificação do cumprimento da meta de segurança.

Trens de Carga - Tempo Total em Marcha (trem.hora): Informar o somatório dos tempos, em horas, de circulação dos trens na própria malha e em outras malhas, descontados os tempos de parada em pátios para recomposições ou manobras, no período.

Trens de Carga - Tempo Total Parado (trem.hora): Informar o somatório dos tempos de parada, em horas (considerar somente as paradas relativas ao trem formado, não considerar tempo de formação), de todos os trens formados no período.

Trens de Serviço - Número de Trens Formados: Informar o número total de trens formados no período. Devem ser considerados apenas os trens de serviço.

Trens de Serviço - Distância Total Percorrida (km): Informar o somatório do percurso de todos os trens serviço formados no período. Este dado será utilizado na formação do índice de acidentes (número de acidentes por milhões de trem.km) para verificação do cumprimento da meta de segurança.

Trens de Passageiro - Número de Trens Formados: Informar o número total de trens formados no período. Devem ser considerados apenas os trens de passageiros.

Trens de Passageiro - Distância Total Percorrida (km): Informar o somatório do percurso de todos os trens de passageiro formados no período. Este dado será utilizado na formação do índice de acidentes (número de acidentes por milhões de trem.km) para verificação do cumprimento da meta de segurança.

Validações:

A distância média percorrida por trem (pela relação: distância/num. trens) deve ser menor do que um valor limite (2.000 km);
O tempo máximo parado ou em marcha não pode exceder o limite dado por: número de dias do mês x 24 horas x número de trens formados;
A velocidade média em marcha por trem; dado pela relação: distância /tempo em marcha por trem, deve estar compreendida entre os limites inferior (10 km/h) e superior (85 km/h).

Mensagens de advertência ou erro:

Estas mensagens objetivam orientar o usuário quando houver uma solicitação indevida ao sistema, seja por omissão de dados, inconsistência ou outra causa.