Definições:
São apresentadas a seguir algumas definições importantes para a funcionalidade “trem formado”, as quais estão alinhadas ao novo marco legal do transporte ferroviário do País (Lei nº 14.273/2021):
a) Segmento ferroviário: extensão de ferrovia delimitada por um ponto de origem e um ponto de destino específicos;
b) Tráfego ferroviário: fluxo de material rodante em operação técnica e dinâmica de uma ferrovia, com a utilização da infraestrutura ferroviária de determinada malha ferroviária;
c) Trecho ferroviário: extensão definida de linha férrea, delimitada por:
• Pátios em que se realizam operações de carga ou descarga;
• Pátios limítrofes da ferrovia;
• Pátios que permitam a mudança de direção; ou
• Pátios que permitam a interconexão das malhas ferroviárias de diferentes operadoras.
Instruções:
Na entrada de dados, o usuário poderá incluir os trens formados por “Entrada Manual” ou por “Entrada por Arquivo Excel”.
Observações
a) Os trens devem ser cadastrados de forma individualizada;
b) O cadastramento dos dados de cada trem deve ser efetuado de forma segregada por malha trafegada e considerar todos os eventos de anexação ou desanexação de vagões ou locomotivas durante o percurso, mantendo-se sempre o prefixo. No caso concreto, a transposição de uma malha para a outra gera um novo registro de trem, mantendo-se o prefixo;
c) Os dados de Formação e Encerramento corresponderão, conforme o caso, aos seguintes eventos:
• Formação do trem na origem do percurso;
• Anexação de locomotiva ou vagão, carregado ou vazio;
• Desanexação de locomotiva ou vagão, carregado ou vazio;
• Intercâmbio de malha trafegada;
• Encerramento do trem no destino do percurso.
Exemplo 1: Cadastramento do trem de prefixo “XPTO123”, que circulou entre Rondonópolis (TRO) e Santos (ISN) entre os dias 01/01/2023 e 02/01/2023, sem anexação ou desanexação de vagões ou locomotivas durante o percurso.
Deve-se registrar no campo formação e encerramento quaisquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido no percurso:
• Formação do trem na origem do trecho/percurso;
o Anexação de locomotiva ou vagão (carregado ou vazio);
o Desanexação de locomotiva ou vagão (carregado ou vazio);
o Intercâmbio de malha trafegada; e
• Encerramento do trem no destino do trecho/percurso.
Cadastro do Trem
Exemplo 2: Cadastramento do trem de prefixo “XPTO234”, que circulou entre Pederneiras (ZPD) e Santos (ISN) entre os dias 01/01/2023 e 02/01/2023, com anexação de vagões de açúcar em Itirapina (ZIQ).
Deve-se registrar no campo formação e encerramento quaisquer dos seguintes eventos que tenham ocorrido no percurso:
• Formação do trem na origem do trecho/percurso;
o Anexação de locomotiva ou vagão (carregado ou vazio);
o Desanexação de locomotiva ou vagão (carregado ou vazio);
o Intercâmbio de malha trafegada; e
• Encerramento do trem no destino do trecho/percurso.
Cadastro do Trem
Entrada Manual:
Neste formulário o usuário informa ou altera os dados referentes a trem formado. O procedimento para incluir um novo trem formado se inicia pressionando o botão Novo. Ao pressionar o botão será exibida tela para preenchimento dos dados. Após a entrada dos dados, deverá ser pressionado o botão Incluir para confirmação do cadastramento.
Telas de inclusão de dados – conforme o Exemplo 2
Primeiro trecho - RMP
Segundo trecho - RMP
Terceiro trecho - MRS
Cadastro Locomotiva(s)
Locomotiva(s): A inclusão, edição ou exclusão de locomotivas é realizado ao clicar no botão contido ao lado do campo de "Nº de Locos" e deve conter o mesmo número informado nesse campo. Após clicar no campo Inserir da tela de gerenciamento de locomotivas, será aberto um campo para a digitação do número da locomotiva onde após digitar os dois primeiros dígitos ele irá completar automaticamente com algumas opções de locomotivas cadastradas no sistema sem o dígito verificador, após informar a locomotiva desejada deve clicar no campo para confirmar a inclusão, após inserir a(s) locomotiva(s) desejada(s) deve se clicar no campo Salvar para confirmar a ação.
Localização do botão para o gerenciamênto de Locomotivas
Tela de gerenciamênto de Locomotivas
Descrição dos campos:
Ferrovia: Informar a sigla da ferrovia informante.
Período de Referência: Informar mês e ano de formação do trem.
Data Formação: Informar dia, mês, ano e horário de formação do trem.
Data Encerramento: Informar dia, mês, ano e horário de encerramento do trem.
Ferrovia de Tráfego: A Ferrovia de Tráfego pode ser a ferrovia que forma o trem ou uma outra ferrovia pelo qual passa o trem entre sua formação e encerramento.
Distância Percorrida (km): Distância, em km, entre estação de formação e a estação de encerramento.
Estação de Formação (Formação): Informar o código (prefixo) da estação de formação do trem.
Estação de Encerramento (Encerramento): Informar o código (prefixo) da estação de encerramento do trem.
Pátios Intermediários (Não obrigatório): Informar o código (prefixo) das estações intermediárias, quando necessário, para determinar/guiar o sentido que o trem deverá seguir.
Prefixo: Informar o prefixo do trem.
Função: Indicar se a função se refere à carga, passageiro ou serviço.
Mercadorias ANTT: Informar as mercadorias transportadas no trem considerando os carregamentos na origem e no percurso até a estação de encerramento.
Nº de Locos: Informar a quantidade de locomotivas utilizadas no trem entre a estação de formação e a estação de encerramento.
Locomotivas: Informar o número de cada locomotiva, sem o dígito verificador, utilizada(s) no trem entre a estação de formação e a estação de encerramento, através do botão localizado ao lado do campo de informação de "Nº de Locos".
Nº de Vagões Carregados: Informar a quantidade de vagões carregados transportados no trem entre a estação de formação e a estação de encerramento.
Nº de Vagões Vazios (não remunerado): Informar a quantidade de vagões vazios (não remunerados) transportados no trem entre a estação de formação e a estação de encerramento.
TB: Informar o valor máximo da TB do trem entre a estação de formação e a estação de encerramento.
TU: Informar o somatório da TU transportada no trem, considerando os carregamentos na origem e no percurso até a estação de encerramento. Caso a função do trem formado seja “Passageiro” ou “Serviço” o sistema define o valor da TU para zero.
Comprimento: Informar o comprimento máximo do trem entre a estação de formação e a estação de encerramento.
Tempo Total Marcha: Informar o tempo total em marcha entre a estação de formação e a estação de encerramento.
Tempo Total: Resultado do calculo entre Data Formação e Data Encerramento. Preenchimento automático pelo sistema.
Entrada por Arquivo Excel
Esta funcionalidade permite que sejam importados os dados a partir de um arquivo do Excel (Arquivo modelo).
Importação arquivo Excel
O arquivo Excel poderá ser preparado pelo sistema próprio da concessionária com auxílio de algumas tabelas contidas no SAFF/CAFEN. A partir da leitura do arquivo Excel produzido, o SAFF/SIADE indicará o sucesso (ou não) da entrada dos dados de trens formados. Somente será aceito o arquivo Excel se todos os dados passarem pelas consistências do sistema. Uma indicação dos dados inconsistentes será apresentada para que o arquivo seja refeito e novamente submetido. O item “Procedimentos” descreve toda operação.
Formato da planilha do arquivo Excel:
A planilha (Arquivo modelo) é defina por colunas e linhas. As colunas representam os tipos de informação e as linhas os dados de trem formado.
Formato do arquivo Excel para entrada de trens formados
A planilha possui exatamente quarenta e três (43) colunas em ordem conforme a Figura abaixo. A primeira linha da planilha deve conter o cabeçalho de identificação dos dados. Este cabeçalho deve ser informado exatamente como na figura abaixo e os dados do transporte devem ser informados a partir da segunda linha da planilha.
Formato das colunas:
Formato do arquivo Excel para entrada de trens formados
Descrição das colunas:
FerroviaTrafego (dado obrigatório): Código (prefixo) da ferrovia responsável pelas informações do transporte. Este código deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN e ter relacionamento com a própria ferrovia informante. Caso o código da ferrovia não esteja cadastrado e o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
EstacaoFormacao (dado obrigatório): Código (prefixo) da estação de formação. Este código deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN e ter relacionamento com a própria ferrovia informante. Caso a estação não esteja cadastrada e o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
EstacaoEncerramento (dado obrigatório): Código (prefixo) da estação de encerramento. Este código deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN e ter relacionamento com a própria ferrovia informante. Caso a estação não esteja cadastrada e o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
PatioIntermediario: Código (prefixo) da estação que indicará o trajeto do transporte. Este código deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN e ter relacionamento com a malha da ferrovia por onde será feito o transporte. Caso a estação não esteja cadastrada e o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.
DataFormacao (dado obrigatório): Data Formação.
HoraFormacao: Hora Formação.
DataEncerramento (dado obrigatório): Data Encerramento.
HoraEncerramento: Hora Encerramento.
PrefixoTrem (dado obrigatório): Prefixo do trem.
Carga: Indicar se o tipo do trem se refere ao transporte de carga. (Ex.: X representa o trem de carga). Caso a coluna "Carga" seja preenchida as colunas "Passageiro" e "Servico" devem ficar em branco.
Passageiro: Indicar se o tipo do trem se refere ao transporte de passageiro. (Ex.: X representa o trem de passageiro). Caso a coluna "Passageiro" seja preenchida as colunas "Carga" e "Servico" devem ficar em branco.
Servico: Indicar se o tipo do trem se refere a serviço. (Ex.: X representa o trem de serviço). Caso a coluna "Servico" seja preenchida as colunas "Carga" e "Passageiro" devem ficar em branco.
NumDistancia (dado obrigatório): Distância, em km, entre estação de formação e a estação de encerramento. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1; 3000].
NumLocomotiva (dado obrigatório): Somatório de locomotivas utilizadas no trem entre a estação de formação e a estação de encerramento. O número informado deverá conter somente dígitos (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1; 9] (Ex.: 5 representa a quantidade de locomotivas de 5).
Locomotiva1, Locomotiva2, Locomotiva3, Locomotiva4, Locomotiva5, Locomotiva6, Locomotiva7, Locomotiva8, Locomotiva9, Locomotiva10: Número da(s) locomotiva(s), contendo os seis primeiros dígitos sem o dígito verificador, utilizada(s) no trem entre a estação de formação e a estação de encerramento. Deve conter o mesmo número de locomotivas informado no campo "NumLocomotiva".
NumVagaoCarr (dado obrigatório):Somatório de vagões carregados transportados no trem entre a estação de formação e a estação de encerramento. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 500] (Ex.: 70 representa a quantidade de vagões carregados de 70).
NumVagaoVazio (dado obrigatório): Somatório de vagões vazios (não remunerados) transportados no trem entre a estação de formação e a estação de encerramento. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 500] (Ex.: 10 representa a quantidade de vagões vazios de 10).
NumTB (dado obrigatório): Valor máximo da TB do trem entre a estação de formação e a estação de encerramento. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1; 99999] (Ex.: 1289 representa a TB de 1.289).
NumTU (dado obrigatório): Somatório da TU transportada no trem, considerando os carregamentos na origem e no percurso até a estação de encerramento. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999] (Ex.: 12345 representa a TU de 12.345).
NumComp (dado obrigatório): Comprimento máximo do trem entre a estação de formação e a estação de encerramento. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1; 9999] (Ex.: 2560 representa o comprimento de 2.560 metros).
CodMerc1, CodMerc2, CodMerc3, CodMerc4, CodMerc5, CodMerc6, CodMerc7, CodMerc8, CodMerc9 e CodMerc10: Códigos (mercadoria ANTT) das mercadorias transportadas no trem entre a estação de formação e a estação de encerramento. Estes dados são obrigatórios quando for selecionada a opção de transporte de carga.
NumeroTempoTotalMarcha (dado obrigatório): Número Tempo Total Marcha. Tempo total em marcha dentro da Ferrovia de Tráfego.
Validações:
A validação consiste na verificação da observância das seguintes regras:
a) | A estrutura da planilha do arquivo Excel deve estar completa, contendo todas as colunas e estas devem respeitar a ordenação apresentada; |
b) | Os dados devem estar em conformidade com os formatos especificados e atender as consistências de relacionamento; |
c) | A estação de formação deve estar cadastrada no SAFF/CAFEN; |
d) | A estação de encerramento deve estar cadastrada no SAFF/CAFEN; |
e) | As mercadorias devem estar cadastradas no SAFF/CAFEN; |
f) | Somente um registro de trem formado é aceito para o conjunto de dados: estação de formação, estação de encerramento, prefixo e período de referência; |
g) | Informar a função do trem formado dentre as opções: carga, passageiro ou serviço. |
h) | O arquivo Excel importado deve ser do tipo .xlsx |