Entrada por Arquivo XML

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Entrada por Arquivo XML

Esta funcionalidade permite que sejam lidos os dados de fluxos a partir de um arquivo do tipo XML cujo formato será apresentado adiante.

A ilustração seguinte apresenta a forma convencional para preparação dos dados de fluxo de transporte.

Entrada por Arquivo XML

Entrada por Arquivo XML

O arquivo XML poderá ser preparado pelo sistema próprio da concessionária com auxílio de algumas tabelas contidas no SAFF/CAFEN.

A partir da leitura do arquivo XML produzido, o SAFF/SIADE indicará o sucesso (ou não) da entrada dos fluxos. No caso, somente serão aceitos os dados do arquivo XML se todos os fluxos passarem pelas consistências do sistema. Uma indicação dos dados inconsistentes será apresentada para que sejam refeitos e novamente submetido o arquivo. O item Procedimentos descreve toda operação.

Cada fluxo do arquivo XML será descrito por vários dados contidos entre os tags <FluxoTransporte> e </FluxoTransporte> conforme o formato do bloco abaixo.

Os dados são fornecidos entre os tags <xxxx> e </xxxx>.

Exemplo: <AnoApuração>2006</ AnoApuração>.

Todos os tags mostrados abaixo devem constar no arquivo. Caso o dado não seja fornecido, o tag deve aparecer na forma: <tag></tag>.

Caso haja necessidade de correção em um arquivo xml de entrada de fluxos, deve-se eliminar todas os fluxos do arquivo que já foram entrados, pois uma segunda passagem do xml duplica os fluxos já entrados. O formulário SAFF/SIADE Fluxo de Transporte – Entrada Manual apresenta um botão que, se acionado, realiza a eliminação de todos os fluxos (entrada xml e manual) de um determinado período.

É possível a eliminação de todos os fluxos introduzidos para um determinado período. Esta funcionalidade é útil no caso de correções no arquivo xml de entrada de dados de fluxos de transporte, pois caso o arquivo seja passado mais de uma vez as informações serão repetidas e não substituídas.

Formato do arquivo XML para entrada de fluxos de transporte.

O arquivo XML conterá vários blocos (um para cada fluxo) com este formato padrão reconhecido pelo SAFF/SIADE (todos os dados são fictícios, apenas ilustrativos).

                 

Descrição dos TAGs:

Fluxos: TAG indicativa de início e término da sequência de registros de fluxos de transporte. Cada arquivo XML de registros de fluxo de transporte deverá conter uma TAG de início e uma de término conforme ilustrado acima.

FluxoTransporte: TAG indicativo de início e término do registro de fluxo de transporte. Cada registro de fluxo de transporte deverá conter uma TAG de início e uma de término conforme ilustrado acima.

SequencialFluxoTransporte (dado obrigatório): Número inteiro de sequência do registro do fluxo. Obs.: inicia em 1.

Ex: < SequencialFluxoTransporte>1</SequencialFluxoTransporte>

CodigoFluxoTransporteConcessionaria  (dado obrigatório): Informar o código do fluxo. Este código deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN. Caso não exista cadastro, o arquivo xml será recusado.

ValorTU: (dado obrigatório): Valor do TU do fluxo de transporte. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1;999999999] (ex: 12345 representa um TU de 12.345).

Ex: <ValorTU>12345</ValorTU>

QtdeMetroCubico: (dado obrigatório a partir de janeiro de 2013): Quantidade de metros cúbicos transportados. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999] (ex: 11111 representa o volume de m³ de 11.111).

Ex: < QtdeMetroCubico >11111</ QtdeMetroCubico >

QtdeConteiner: (dado obrigatório a partir de janeiro de 2013): Quantidade de contêineres transportados. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 99999] (ex: 2222 representa uma quantidade de contêineres de 2.222).

Ex: < QtdeConteiner >2222</ QtdeConteiner >

ValorTarifa: (dado obrigatório): Valor, em reais, do frete unitário (conforme unidade tarifária) do fluxo de transporte. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1;99999999]. Observa-se que os últimos dois dígitos representam a parte decimal do frete unitário (ex: 1234 representa um frete unitário de R$ 12,34).

Ex: <ValorTarifa>1234</ValorTarifa>

ValorReceitaLiquida: (dado obrigatório): Valor, em reais, da receita líquida do fluxo de transporte. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1;99999999999]. Observa-se que os últimos dois dígitos representam a parte decimal da receita líquida (ex: 12345678 representa uma receita líquida de R$ 123.456,78).

Ex: <ValorReceitaLiquida>12345678</ValorReceitaLiquida>

NumeroCarregamentos: (dado obrigatório): Número total de carregamentos (carloads) de vagão do fluxo de transporte. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1;999999] (ex: 123456 representa uma quantidade de carregamento de 123.456).

Ex: <NumeroCarregamentos>123456</NumeroCarregamentos>

NumeroVagaoKmVazio: (dado obrigatório): Número total de vagão.km vazios do fluxo de transporte. Refere-se à distância que cada vagão carregado com mercadoria para este fluxo, percorreu vazio para chegar ao local de carregamento. Assim, por exemplo: se todos os vagões a serem carregados para o fluxo, retornam vazios do destino, vagão.km = nºcarregamentos x distância entre origem e destino do fluxo. Se todos os vagões carregados para este fluxo, chagaram também carregados para o novo carregamento: vagão.km = zero.

O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0; 999999999] (ex: 123456789 representa uma quantidade de 123.456.789 vagão.km).

Ex: <NumeroVagaoKmVazio>123456789</NumeroVagaoKmVazio>

NumeroTempoMedio: (dado obrigatório): Tempo médio, em horas, do fluxo de transporte. Refere-se ao tempo médio de percurso entre a origem do fluxo e o destino do fluxo. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1;999999] (ex: 12345 representa um tempo médio 1.234,5).

Observa-se que o último dígito representa a parte decimal do tempo médio (ex: 123 representa um tempo médio de 12,3 horas).

Ex: <ValorTempoMedio>12345</NumeroTempoMedio>

ValorManobra: (se existir, obrigatório): Valor, conforme unidade tarifária determinada, de manobra do fluxo de transporte. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0;999999] Observa-se que os últimos dois dígitos representam a parte decimal do valor de manobra (ex: 123456 representa valor de manobra de 1.234,56 unidades tarifárias).

Ex: <ValorManobra>123456</ValorManobra>

ValorCargaDescarga: (se existir, obrigatório): Valor, conforme unidade tarifária determinada, de carga e descarga do fluxo de transporte. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0;999999] Observa-se que os últimos dois dígitos representam a parte decimal do valor de carga e descarga (ex: 123456 representa um valor de carga e descarga de 1.234,56 unidades tarifárias).

Ex: <ValorCargaDescarga>123456</ValorCargaDescarga>

ValorTransbordo: (se existir, obrigatório): Valor, conforme unidade tarifária determinada, de transbordo do fluxo de transporte. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0;999999] Observa-se que os últimos dois dígitos representam a parte decimal do valor de transbordo (ex: 123456 representa um valor de transbordo de 1.234,56 unidades tarifárias).

Ex: <ValorTransbordo>123456</ ValorTransbordo>

ValorOutros: (se existir, obrigatório): Valor, conforme unidade tarifária determinada, de outros. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0;999999] Observa-se que os últimos dois dígitos representam a parte decimal do valor de outros (ex: 123456 representa um valor de outros de 1.234,56 unidades tarifárias).

Ex: <ValorOutros>123456</ValorOutros>

ValorPontaRodoviaria: (se existir, obrigatório): Valor, conforme unidade tarifária determinada, de ponta rodoviária. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0;999999] Observa-se que os últimos dois dígitos representam a parte decimal do valor de ponta rodoviária (ex: 123456 representa um valor de ponta rodoviária de 1.234,56 unidades tarifárias).

Ex: <ValorPontaRodoviaria>123456</ValorPontaRodoviaria>

ValorFreteRodoviario: (se disponível): Valor, em reais, de frete rodoviário (R$/ton). O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0;999999] Observa-se que os últimos dois dígitos representam a parte decimal do valor de frete rodoviário (ex: 123456 representa um valor de frete rodoviário de 1.234,56 unidades tarifárias).

Ex: <ValorFreteRodoviario>123456</ValorFreteRodoviario>

ValorKmFreteRodoviario: (se disponível): Distância quilométrica do percurso rodoviário do fluxo de transporte. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0;9999] (ex: 1234 representa uma distância de 1.234 km).

Ex: <ValorKmFreteRodoviario>1234</ValorKmFreteRodoviario>

Trechos: TAG indicativa de início e término da seqüência de registros de trechos do fluxo de transporte. Cada registro de fluxo de transportes deverá conter uma TAG de início e uma de término conforme ilustrado acima.

Trecho: TAG indicativa de início e término do registro de cada trecho do fluxo de transporte. Cada registro de trecho deverá conter uma TAG de início e uma de término conforme ilustrado a cima. Observa-se que fluxos com mais de um trecho deverão repetir a estrutura de dados do registro de trecho dentro do registro de fluxo de transporte.

SequenciaTrecho: (dado obrigatório): Número inteiro de seqüência do registro do trecho.

Deve iniciar, obrigatoriamente, pelo número 1 (exemplo de fluxo com 2 trechos) e deve seguir a mesma ordem de cadastramento no SAFF/CAFEN.

                                 

CódigoCoe: (dado obrigatório, se trecho visitado em outra ferrovia): Número inteiro que representa o código do contrato (COE) cadastrado no SAFF/CAFEN, caso o trecho seja caracterizado por tráfego mútuo ou direito de passagem. Deve-se consultar o SAFF/CAFEN para conhecimento do código.

Não existindo COE, por tratar-se de trecho da própria ferrovia informante ou trecho visitado sem COE, não deve ser informado valor, apenas os tags de início e fim.

Nota-se que, inexistindo COE, a produção (TKU) do trecho não será computada (nem para a ferrovia visitada, nem para a ferrovia visitante) para efeito de cumprimento de meta, quando o trecho for de outra ferrovia.

                                 

CodigoModalidade: (dado obrigatório, se trecho visitado em outra ferrovia) : Número inteiro que representa o código da modalidade do contrato (COE) vigente, caso o trecho seja caracterizado por tráfego mútuo ou direito de passagem de acordo com a tabela associativa apresentada a seguir:

Modalidade

Código

TM - Tráfego Mútuo

1

DP – Direito de Passagem

2

Deve ser informado, ainda que não exista COE.

Quando informado COE, a modalidade de operação (TM ou DP) deve ser compatível com o COE vigente no período.

                                 

ValorTarifaTMDP: (dado obrigatório, se trecho visitado em outra ferrovia): Valor, em reais, da tarifa da modalidade do contrato. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [0;999999]. Observa-se que os últimos dois dígitos representam a parte decimal da tarifa (ex: 123 representa uma tarifa de R$ 1,23).

Tratando-se de trecho da própria ferrovia informante, não deve ser informado valor, apenas os tags de início e fim.

Entretanto, o valor da tarifa deve, obrigatoriamente, ser informado, quando o trecho for visitado pela ferrovia informante, ainda que não haja COE vigente

                                 

NumeroTremHora: (dado obrigatório): Número total de trem hora do fluxo de transporte no trecho. O número informado deverá conter somente dígitos (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9) e pertencer ao intervalo [1;999999] (ex: 12345 representa um total de 1.234,5 trem hora).

Ex: <NumeroTremHora>12345</NumeroTremHora>

Procedimentos de inclusão dos fluxos:

O acesso ao formulário para entrada de dados, via arquivo XML, é dado pelo caminho: SIADE > Concessionária > Fluxos de Transporte > Entrada por arquivo XML.

Para importar os dados de fluxo de transporte via arquivo XML, siga os procedimentos abaixo:

1.1.        Selecione o período de referência desejado.
2.2.        Pressione o botão “Procurar” para escolher, dentro do diretório desejado, o arquivo XML correspondente aos fluxos de transporte que serão importados.
3.3.        Pressione “Validar - Passo 1” para submeter a estrutura do arquivo XML informado. No caso de validação sem erro, será apresentada uma mensagem de sucesso. Em caso de erro, as caixas inferiores apresentarão os resultados da validação. Se for apontado algum erro, faça a correção e submeta novamente o arquivo. Caso a estrutura seja válida é habilitado o botão “Validar - Passo 2”.
4.4.        Pressione “Validar - Passo 2” para realizar a consistência dos dados dos fluxos de transporte. No caso de validação sem erro, será apresentada uma mensagem de sucesso. Nas caixas de texto inferior são apresentados erros encontrados na validação.
5.5.        Caso os fluxos sejam válidos é habilitado o botão “Incluir”; se for apontado algum erro, faça a correção e submeta novamente o arquivo. Quando o arquivo estiver validado com sucesso, pressione “Incluir” para completar o processo de inclusão dos fluxos de transporte.

Validações:

A validação consiste na verificação da observância das seguintes principais regras:

a)        Quando se inclui dados pelo XML, os dados anteriores (para o período) existentes na base, serão apagados.

b)        O código do fluxo deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN;

c)        A estrutura do arquivo XML deve estar completa, contendo todas as TAGs e estas devem respeitar a ordenação apresentada;

d)        Os dados devem estar em conformidade com os formatos especificados e atender as consistências de relacionamento;

e)        O nº de carregamentos (Carloads) do fluxo deve respeitar os seguintes limites:

I.        Inferior: TU do fluxo dividido pelo peso útil máximo do vagão (O peso útil máximo é definido no formulário de Parâmetros do SIADE);

II.        Superior: TU do fluxo dividido pelo peso útil mínimo do vagão (O peso útil mínimo é definido no formulário de Parâmetros do SIADE);

Mensagem de erro enviada pelo sistema: "Nº de carreg (Carloads) fora do limite permitido".

f)        O tempo médio deve respeitar os seguintes limites:

I.        Inferior: Distância do fluxo dividido pela velocidade máxima (A velocidade máxima é definida no formulário de Parâmetros do SIADE);

II.        Superior: Distância do fluxo dividido pela velocidade mínima (A velocidade mínima é definida no formulário de Parâmetros do SIADE);

Mensagem de erro enviada pelo sistema: "Tempo médio fora do limite permitido".

g)        Quantidade de contêineres do fluxo deve respeitar os seguintes limites:

Peso: TU do fluxo dividido pela quantidade de contêineres

I.        Inferior: Ao peso máximo, da mercadoria do fluxo, definido no formulário de Mercadoria ANTT;

II.        Superior: Ao peso mínimo, da mercadoria do fluxo, definido no formulário de Mercadoria ANTT;

Mensagem de erro enviada pelo sistema: "Quantidade de contêineres fora da tolerância permitida".

h)        Quantidade de metros cúbicos do fluxo deve respeitar os seguintes limites:

Peso: TU do fluxo dividido pela quantidade de metros cúbicos

I.        Superior: Densidade da Mercadoria – (Densidade da Mercadoria * Tolerância máxima para densidades conhecidas / 100);

II.       Inferior: Densidade da Mercadoria + (Densidade da Mercadoria * Tolerância máxima para densidades conhecidas / 100);

Obs.:

A Densidade da Mercadoria é definida no formulário de Mercadoria ANTT
A Tolerância máxima para densidades conhecidas é definida no formulário de Parâmetros do SIADE)

Mensagem de erro enviada pelo sistema: "Quantidade de metros cúbicos fora da tolerância permitida".

i)        A modalidade de operação (TM ou DP) deve ser indicada apenas quando existir COE cadastrado;

j)        A tarifa TMDP deve ser sempre fornecida quando o trecho não for da ferrovia informante.