Vagão

Navegação:  SIADE > Concessionária > Manutenção >

Vagão

Na entrada de dados de manutenção de vagão, o usuário poderá incluir os dados por “Entrada Manual” ou por “Entrada por Arquivo Excel”.

Entrada Manual:

Neste formulário a concessionária deve informar os dados de manutenção de todos os vagões atendidos pelas suas oficinas e postos de manutenção.

O acesso ao formulário para entrada de dados manual é dada pelo caminho: SIADE > Concessionária > Manutenção > Vagão (Entrada Manual).

Descrição dos dados cadastrais:

Período de referência: Fornecer o período (mês e ano) a que se referem os dados a serem fornecidos.

Local de Manutenção: Selecionar o local de manutenção.

Número: Informar a identificação do vagão. Deve ser respeitado o seguinte formato:

•        Vagão – 6 dígitos numéricos (DDDDDD)

Ao iniciar o preenchimento do campo “Número”, o sistema indica ao usuário automaticamente os números já cadastrados no CAFEN de acordo com os dígitos já digitados.

Caso o número informado não conste no cadastro CAFEN/SAFF, não será possível a entrada e o fato deve ser comunicado à ANTT para eventual cadastramento.

Intervenções: Informar quantas intervenções foram aplicadas na locomotiva, entre: corretiva, preventiva e preventiva geral. É necessário que o usuário informe pelo menos uma intervenção.

Entrada por Arquivo Excel

Esta funcionalidade permite que sejam lidos os dados de manutenção de vagões a partir de uma planilha de um arquivo do tipo Excel cujo formato será apresentado adiante.

O arquivo Excel poderá ser preparado pelo sistema próprio da concessionária com auxílio de algumas tabelas contidas no SAFF/CAFEN.

A partir da leitura do arquivo Excel produzido, o SAFF/SIADE indicará o sucesso (ou não) da entrada dos dados de manutenção de vagões. No caso, somente serão aceitos os dados do arquivo Excel se todos os dados passarem pelas consistências do sistema. Uma indicação dos dados inconsistentes será apresentada para que sejam refeitos e novamente submetido o arquivo. O item Procedimentos descreve toda operação.

Formato da planilha do arquivo Excel:

A planilha é defina por colunas e linhas, as colunas que representam os tipos de informação e as linhas os dados de manutenção.

Estrutura da Planilha de Manutenção de Vagão

Estrutura da Planilha de Manutenção de Vagão

A planilha possui exatamente cinco (5) colunas em ordem conforme a Figura acima. A primeira linha da planilha deve conter o cabeçalho de identificação dos dados. Este cabeçalho deve ser informado exatamente como na Figura acima e os dados de manutenção devem ser informados a partir na segunda linha da planilha.

Formato das colunas:

Formato das Colunas da Planilha de Manutenção de Vagão

Formato das Colunas da Planilha de Manutenção de Vagão

 

Descrição das colunas:

CodigoLocal (dado obrigatório): Código de identificação do local de manutenção de vagão. Este código deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN e ter relacionamento com a própria ferrovia informante. Caso o local não esteja cadastrado e o relacionamento não exista, o arquivo Excel será recusado.

NumeroVagao: Número do vagão. Este número deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN. Caso o número informado não conste no cadastro CAFEN/SAFF, não será possível a entrada e o fato deve ser comunicado à ANTT para eventual cadastramento.

Corretiva: Informar à quantidade que o vagão sofreu uma intervenção do tipo corretiva.

Preventiva: Informar à quantidade que o vagão sofreu uma intervenção do tipo preventiva.

PreventivaGeral: Informar à quantidade que o vagão sofreu uma intervenção do tipo preventiva geral.

Validações:

A validação consiste na verificação da observância das seguintes principais regras:

a.A estrutura da planilha do arquivo Excel deve estar completa, contendo todas as colunas e estas devem respeitar a ordenação apresentada;
b.Os dados devem estar em conformidade com os formatos especificados e atender as consistências de relacionamento;
c.O código do local de manutenção de vagão deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN;
d.O número do vagão deve estar cadastrado no SAFF/CAFEN;
e.Uma ou mais intervenções devem ser indicadas para cada vagão.
f.O arquivo Excel importado deve ser do tipo .xlsx.