No formulário apresentado há campos para indicação do número de acidentes ocorridos na malha concedida da ferrovia informante com trens de outras ferrovias trafegando sob regime de tráfego mútuo ou direito de passagem. Deve-se informar também a concessionária envolvida (visitante) e a responsabilização. Notar que a ferrovia visitante também informará esses acidentes e estes valores serão confrontados.
O acesso ao formulário para entrada de dados é dado pelo caminho: SIADE > Concessionária > Acidente > Trem de Carga (Própria Malha TM/DP).
Descrição dos dados cadastrais:
Ferrovia do ocorrido acidente: Selecionar uma das ferrovias.
Período de referência: Fornecer o período (mês e ano) a que se referem os dados a serem fornecidos.
Causa do acidente: Selecionar uma das causas.
Ferrovia Visitante: Selecionar a ferrovia visitante
Ferrovia Responsável: Selecionar a ferrovia responsável
Número de Acidentes: Informar o total de acidentes ocorridos.
Número de Acidentes Graves: Informar o número total de acidentes graves ocorridos. Este quantitativo deve ser igual ou menor do que o número de acidentes.
Validações:
• | As concessionárias cujos trens, circulando em regime de tráfego mútuo ou direito de passagem, sofreram acidente, para a causa e período especificados, na malha do informante. Além disso, é possível que se indique duas vezes a mesma ferrovia, no caso de haver um conjunto de acidentes com sua responsabilização e outro com responsabilização da ferrovia visitante. |
• | A indicação de que a responsabilidade foi assumida: (i) pela concessionária da malha em que ocorreu o acidente ou, (ii) pela concessionária usuária (visitante) da malha. |
OBS. Pode haver necessidade de repetição da ferrovia (até 2 vezes) pois, para cada entrada, o número de acidentes total e graves deve possuir a mesma responsabilização. Por exemplo, haverá duas entradas no seguinte caso: ocorreram 10 acidentes, nenhum grave, sendo 7 de responsabilidade da concessionária da malha visitada (informante) e 3 de responsabilidade da que trafega (visitante) em TM/DP. O quadro seguinte mostra como ficaria a tela TM/DP nesta situação.
Ferrovia |
Nº. acidentes |
Nº. acid. graves |
Responsabilização |
Y |
7 |
0 |
X |
Y |
3 |
0 |
Y |